sicnot

Perfil

Brexit

União Europeia está numa "situação crítica"

União Europeia está numa "situação crítica"

Quem o diz é a chanceler alemã, Angela Merkel, à chegada a Bratislava, onde uma cimeira europeia vai debater o futuro da UE após a saída do Reino Unido.

"Estamos numa situação crítica. Temos de mostrar, através das nossas ações, que podemos fazer melhor", disse Merkel aos jornalistas, em Bratislava.

A chanceler alemã apontou especificamente as áreas da segurança, o crescimento económico, o mercado laboral e as esperanças e possibilidades para os mais jovens na Europa.

Merkel considerou importante a proteção das fronteiras da União Europeia e novas soluções para a crise dos refugiados do Médio Oriente que procuram o continente europeu como refúgio.

"Queremos alcançar progressos concretos", frisou a chanceler alemã, recordando que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deve defender "uma agenda" nesse sentido.

"Vamos discutir a Agenda de Bratislava e espero que venhamos a atingir um acordo mas ninguém pode esperar que se consigam solucionar todos os problemas apenas com uma cimeira", afirmou Merkel antes do início da reunião dos chefes de governo de 27 dos 28 países da União Europeia, pois o Reino Unido não vai participar.

"Bratislava deve demonstrar que queremos trabalhar juntos e que queremos solucionar os problemas da Europa", concluiu Angela Merkel.

Com Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.