sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

União Europeia está numa "situação crítica"

União Europeia está numa "situação crítica"

Quem o diz é a chanceler alemã, Angela Merkel, à chegada a Bratislava, onde uma cimeira europeia vai debater o futuro da UE após a saída do Reino Unido.

"Estamos numa situação crítica. Temos de mostrar, através das nossas ações, que podemos fazer melhor", disse Merkel aos jornalistas, em Bratislava.

A chanceler alemã apontou especificamente as áreas da segurança, o crescimento económico, o mercado laboral e as esperanças e possibilidades para os mais jovens na Europa.

Merkel considerou importante a proteção das fronteiras da União Europeia e novas soluções para a crise dos refugiados do Médio Oriente que procuram o continente europeu como refúgio.

"Queremos alcançar progressos concretos", frisou a chanceler alemã, recordando que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deve defender "uma agenda" nesse sentido.

"Vamos discutir a Agenda de Bratislava e espero que venhamos a atingir um acordo mas ninguém pode esperar que se consigam solucionar todos os problemas apenas com uma cimeira", afirmou Merkel antes do início da reunião dos chefes de governo de 27 dos 28 países da União Europeia, pois o Reino Unido não vai participar.

"Bratislava deve demonstrar que queremos trabalhar juntos e que queremos solucionar os problemas da Europa", concluiu Angela Merkel.

Com Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.