sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Irlanda abre debate nacional sobre impacto do Brexit

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, anunciou esta terça-feira a criação de um foro de "debate nacional" para avaliar o impacto no país da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit.

Kenny fez este anúncio na câmara baixa do parlamento irlandês (Dáil) e precisou que o Governo está a finalizar os pormenores do plano, que pretende também incluir personalidades das províncias britânicas que votaram contra o Brexit - Irlanda do Norte e Escócia.

O primeiro-ministro disse que este foro se vai realizar em novembro e contará com a participação de empresários, políticos e membros da sociedade civil.

"Não me agradou o resultado, mas temos de aceitar que se trata de uma decisão democrática do eleitorado do Reino Unido", disse Enda Kenny.

O Governo de Dublin tem manifestado a vontade de que os parceiros europeus permitam ao Reino Unido, principal parceiro comercial da Irlanda, manter o acesso ao mercado único europeu.

Lusa

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49