sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Irlanda abre debate nacional sobre impacto do Brexit

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, anunciou esta terça-feira a criação de um foro de "debate nacional" para avaliar o impacto no país da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit.

Kenny fez este anúncio na câmara baixa do parlamento irlandês (Dáil) e precisou que o Governo está a finalizar os pormenores do plano, que pretende também incluir personalidades das províncias britânicas que votaram contra o Brexit - Irlanda do Norte e Escócia.

O primeiro-ministro disse que este foro se vai realizar em novembro e contará com a participação de empresários, políticos e membros da sociedade civil.

"Não me agradou o resultado, mas temos de aceitar que se trata de uma decisão democrática do eleitorado do Reino Unido", disse Enda Kenny.

O Governo de Dublin tem manifestado a vontade de que os parceiros europeus permitam ao Reino Unido, principal parceiro comercial da Irlanda, manter o acesso ao mercado único europeu.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".