sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Irlanda abre debate nacional sobre impacto do Brexit

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, anunciou esta terça-feira a criação de um foro de "debate nacional" para avaliar o impacto no país da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit.

Kenny fez este anúncio na câmara baixa do parlamento irlandês (Dáil) e precisou que o Governo está a finalizar os pormenores do plano, que pretende também incluir personalidades das províncias britânicas que votaram contra o Brexit - Irlanda do Norte e Escócia.

O primeiro-ministro disse que este foro se vai realizar em novembro e contará com a participação de empresários, políticos e membros da sociedade civil.

"Não me agradou o resultado, mas temos de aceitar que se trata de uma decisão democrática do eleitorado do Reino Unido", disse Enda Kenny.

O Governo de Dublin tem manifestado a vontade de que os parceiros europeus permitam ao Reino Unido, principal parceiro comercial da Irlanda, manter o acesso ao mercado único europeu.

Lusa

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.