sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

UE avisa que subsídios para agricultores britânicos acabam em 2020

© Toby Melville / Reuters

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, avisou esta quinta-feira que os fundos comunitários vão acabar em 2020 para os agricultores britânicos devido ao 'Brexit' e que caberá a Londres apoiá-los a partir dessa altura.

O comissário irlandês disse numa entrevista à agência noticiosa AFP que não haverá extensão dos pagamentos aos agricultores que foram acordados no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC).

"Tenho estado a dizer aos agricultores britânicos que os pagamentos vão ser feitos até 2020", declarou Hogan em Bruxelas.

"Depois passa a ser uma questão do governo britânico, partindo do princípio que as negociações vão ser concluídas, que eles consigam financiar todas as medidas agrícolas que quiserem com os seus próprios recursos", afirmou.

Os subsídios comunitários são obrigatórios, apesar de o calendário da primeira-ministra britânica, Theresa May, prever a saída do país da União Europeia no início de 2019, na sequência da vitória dos partidários do 'Brexit' no referendo de junho deste ano.

Responsáveis por confederações agrícolas e da indústria agroalimentar britânica reuniram-se esta semana com membros do governo britânico para expressaram as suas preocupações quanto à forma como o setor, altamente subsidiado, vai lidar com o 'Brexit'.

"Claro que os agricultores estão preocupados com isto, mas é uma questão para o governo deles. Eu dei-lhes garantias até 2020 e compete ao governo britânico dar-lhes garantias depois dessa altura", acrescentou Hogan.

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, prometeu em agosto igualar o nível de financiamento comunitário para agricultores, universidades e infraestruturas após o 'Brexit' e até 2020, mas não explicou o que vai acontecer depois.

Hogan alertou ainda para a necessidade de dar atenção à questão dos trabalhadores agrícolas sazonais que acorrem à Grã-Bretanha e cujos números sofreram uma forte queda.

"A primeira-ministra [Theresa May] deixou claro que quer ter uma forte posição política sobre os assuntos de imigração", assinalou.

"Naturalmente, esperamos que esteja igualmente consciente de que muitos agricultores e agroindústrias dependem de trabalhadores sazonais que são essenciais para a viabilidade seus negócios", acrescentou.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17