sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Supremo anuncia 3.ª feira decisão sobre papel do Parlamento no Brexit

© Toby Melville / Reuters

O Supremo Tribunal britânico anunciará na terça-feira a sua decisão sobre o recurso do governo contra a obrigação de consultar o Parlamento antes de lançar as negociações do Brexit, informou hoje o tribunal.

"A decisão (...) será divulgada às 09:30 (mesma hora em Lisboa) na terça-feira 24 de janeiro", indicou o tribunal na sua página na Internet.

Os 11 juízes do Supremo Tribunal analisaram no início de dezembro uma decisão de um tribunal de Londres determinando que o governo não poderia ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa -- para lançar as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia -- sem consultar previamente o parlamento.

Durante quatro dias os juízes ouviram os argumentos, em nome do governo e dos queixosos, do recurso, a primeira vez que os 11 se reuniram para ouvir um apelo.

A decisão do tribunal de Londres enfureceu os apoiantes do 'Brexit' e alguns jornais acusaram os juízes de contrariarem a vontade dos 52% que votaram "Sair" no referendo de 23 de junho.

A principal queixosa no caso, a gestora de fundos de investimento Gina Miller, disse ter recebido ameaças de morte e que o seu negócio foi alvo de boicotes.
A primeira-ministra, Theresa May, prometeu ativar o artigo 50 até ao final de março.
May afirmou na quarta-feira, quando precisou pela primeira vez os contornos da saída do Reino Unido da UE, que quer concluir o 'Brexit' no prazo de dois anos, mas que a sua aplicação "será faseada".

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.