sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Theresa May aceita publicar "livro branco" sobre o Brexit

© Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica declarou hoje que aceitava finalmente explicar a sua estratégia para o Brexit, num "livro branco" destinado aos deputados. O porta-voz de Theresa May anunciou entretanto que o plano vai ser publicado amanhã, quinta-feira.

O procedimento para a saída do Reino Unido da União Europeia era há muito reclamado pela oposição e apontado como necessário pela comissão parlamentar para o Brexit. Theresa May sempre se recusou fazê-lo, declarando que tinha sido suficientemente clara no seu discurso de 17 de janeiro, em que defendia uma rutura "clara e limpa" com a UE.

Hoje disse estar pronta a "colocar as cartas na mesa". Concessão que surge no dia seguinte à decisão do Supremo Tribunal britânico que a obriga obter o aval do Parlamento antes de iniciar as negociações com a UE.

"Defini um plano audacioso na semana passada e reconheço que o Parlamento queira ver a estratégia delineada num livro branco", declarou hoje a chefe de Governo.

Mesmo perante a insistência do líder da oposição Jeremy Corbyn, May recusou-se a divulgar a data de publicação deste documento.

Em janeiro, a comissão parlamentar para o Brexit disse que esperava "ver esse plano até meados de fevereiro de 2017, o mais tardar". May prometeu ativar antes do final de março o artigo 50º do Tratado de Lisboa, que lança o "processo de divórcio".

O Supremo Tribunal confirmou ontem que a saída do Reino Unido da União Europeia tem que ser decidida pelos deputados e não apenas pelo Governo porque estão em causa mudanças substanciais nos direitos dos cidadãos.

© Francois Lenoir / Reuters

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42

    Brexit

    Um dos principais rostos da defesa do Reino Unido da União Europeia foi Nigel Farage. O ex-líder do Partido da Independência do Reino Unido diz que esperava a decisão do Supremo Tribunal, em que o Governo britânico terá de recorrer ao Parlamento para avançar com o Brexit.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.