sicnot

Perfil

Brexit

Comunidade portuguesa no Reino Unido está "inquieta"

Comunidade portuguesa no Reino Unido está "inquieta"

Paulo Costa, representante do movimento Também Somos Portugueses e morador no Reino Unido, afirmou esta quarta-feira que a comunidade portuguesa no país está inquieta com o Brexit. As autorizações de residência são a principal fonte de preocupação. Paulo Costa lembra que vão ainda ser alvo de negociação, uma vez que a questão ficou de fora da decisão tomada esta quarta-feira pelo Parlamento.

  • Embaixadora do Reino Unido aponta imigração como uma das razões principais do Brexit
    15:52

    Brexit

    A embaixadora do Reino Unido em Portugal aponta várias causas pelas quais os britânicos votaram a favor do Brexit. Entre elas, estão a imigração, a falta de controlo sobre as suas fronteiras e a ideia de impotência que levou à vontade de restaurar o Parlamento enquanto fonte de legitimidade no país. Kirsty Hayes, que se mostrou contra o Brexit antes do referendo, diz que, após a votação é necessário encontrar esforços para que seja encontrada a melhor solução tanto para o país, como para a UE.

  • Câmara dos Comuns dá luz verde ao Brexit
    1:56

    Brexit

    Theresa May venceu a batalha que dita a saída do Reino Unido da União Europeia. A Câmara dos Comuns aprovou, com 494 votos a favor e 122 contra, o projeto-lei que permite acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa.

  • Brexit ainda terá que ser aprovado pela Câmara dos Lordes
    2:01

    Brexit

    A lei do Brexit foi esta quarta-feira aprovada pelos deputados britânicos mas Theresa May tem ainda que esperar pela decisão da Câmara dos Lordes antes de acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa. Esta fase do processo poderá atrasar os planos da primeira-ministra como explica o correspondente da SIC em Londres, Emanuel Nunes.