sicnot

Perfil

Brexit

Brexit

Brexit

Juncker gostaria que Reino Unido "voltasse a entrar no barco" da UE

© Christian Hartmann / Reuters

O presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker disse esta sexta-feira esperar que o Reino Unido regresse um dia à União Europeia (UE), apesar de se preparar para formalizar o 'divórcio' que levará dois anos a concluir."

"Não gostei do 'Brexit' porque gostava de estar no mesmo barco que os britânicos e espero que ainda chegue o dia em que voltem a entrar no barco", disse Juncker, no final de uma reunião informal a 27, sem a presença da primeira-ministra britânica, Theresa May.

"A questão do 'Brexit' encoraja os outros estados-membros a continuar" considerou ainda o líder do executivo comunitário, salientando que "o 'Brexit' não é o fim".

O Reino Unido deverá invocar este mês o Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que permite a um Estado-membro abandonar a UE, devendo as negociações estar concluídas em dois anos.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, adiantou já que deverá haver uma cimeira extraordinária, em abril, para lançar o debate sobre o 'Brexit'.

Lusa

  • Comissão Europeia avança cenários possíveis para o pós-Brexit
    2:05

    Mundo

    A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira o chamado Livro Branco sobre o futuro da Europa em que avança não um mas cinco cenários possíveis, para o pós-brexit. O Presidente Jean-Claude Juncker foi esta quarta-feira explicá-los ao Parlamento Europeu. Ouviu críticas dos eurodeputados e respondeu de forma pouco ortodoxa.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52

    Economia

    No Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker ouviu críticas ao Livro Branco sobre o futuro da Europa e ao facto de não apresentar um caminho a seguir, mas cinco cenários possíveis. No final, o presidente da Comissão foi duro na resposta e apontou o dedo aos que o criticam por querer mudar de estratégia e por querer levar o debate sobre o projeto europeu aos cidadãos.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Morreu o artista plástico Júlio Pomar

    Cultura

    O artista plástico Júlio Pomar morreu hoje aos 92 anos no Hospital da Luz, em Lisboa, revelou à Lusa fonte familiar. Segundo a mesma fonte, o pintor morreu na sequência de problemas de saúde relacionados com a idade e com um internamento prolongado. Não há ainda informações sobre cerimónias fúnebres.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46