sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Juncker gostaria que Reino Unido "voltasse a entrar no barco" da UE

© Christian Hartmann / Reuters

O presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker disse esta sexta-feira esperar que o Reino Unido regresse um dia à União Europeia (UE), apesar de se preparar para formalizar o 'divórcio' que levará dois anos a concluir."

"Não gostei do 'Brexit' porque gostava de estar no mesmo barco que os britânicos e espero que ainda chegue o dia em que voltem a entrar no barco", disse Juncker, no final de uma reunião informal a 27, sem a presença da primeira-ministra britânica, Theresa May.

"A questão do 'Brexit' encoraja os outros estados-membros a continuar" considerou ainda o líder do executivo comunitário, salientando que "o 'Brexit' não é o fim".

O Reino Unido deverá invocar este mês o Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que permite a um Estado-membro abandonar a UE, devendo as negociações estar concluídas em dois anos.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, adiantou já que deverá haver uma cimeira extraordinária, em abril, para lançar o debate sobre o 'Brexit'.

Lusa

  • Comissão Europeia avança cenários possíveis para o pós-Brexit
    2:05

    Mundo

    A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira o chamado Livro Branco sobre o futuro da Europa em que avança não um mas cinco cenários possíveis, para o pós-brexit. O Presidente Jean-Claude Juncker foi esta quarta-feira explicá-los ao Parlamento Europeu. Ouviu críticas dos eurodeputados e respondeu de forma pouco ortodoxa.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52

    Economia

    No Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker ouviu críticas ao Livro Branco sobre o futuro da Europa e ao facto de não apresentar um caminho a seguir, mas cinco cenários possíveis. No final, o presidente da Comissão foi duro na resposta e apontou o dedo aos que o criticam por querer mudar de estratégia e por querer levar o debate sobre o projeto europeu aos cidadãos.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.