sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Aumentam os pedidos de passaporte britânico por cidadãos residentes na UE

Mani Rana

O Reino Unido registou um aumento significativo do número de pedidos de passaporte britânico por parte de cidadãos que vivem noutros países da União Europeia, em consequência do Brexit, noticia esta terça-feira o Financial Times (FT).

O diário económico, que cita dados do serviço britânico de registos de passaporte, avança que 13.700 pessoas a viver fora do Reino Unido e dentro do espaço comunitário pediram o seu primeiro passaporte britânico em 2016, número que representa um aumento de cerca de 35% em comparação com o registo em 2015.

O maior número de pedidos foi verificado em França, onde 2.369 cidadãos solicitaram o passaporte britânico no ano passado, numa subida de 28% em relação a 2015 e na Alemanha o número de pedidos (2.140) aumentou 60% no mesmo período.

O FT assinala que o aumento de pedidos de passaporte foi particularmente notável em julho último, no mês seguinte à realização do referendo histórico no Reino Unido, em 23 de junho, em que os britânicos escolheram abandonar a União Europeia.

O diário britânico indica que as petições terão sido interpostas provavelmente por pessoas que tinham o direito ao passaporte britânico e nunca, até agora, o tinham pedido, como pessoas nascidas dentro no espaço da UE, com um ou dois progenitores britânicos.

Cerca de dois terços dos pedidos são relativos a menores de idade.

O futuro dos cidadãos de países membros da UE a residir atualmente no Reino Unido e o dos britânicos a viver no espaço comunitário constitui um dos assuntos mais sensíveis e potencialmente mais complicados por resolver nas próximas negociações do "Brexit".

O FT dá ainda conta do movimento de pedidos de nacionalidade britânica de entre os três milhões de cidadãos comunitários a viver no Reino Unido, assim como de um aumento significativo do número de cidadãos britânicos que pediram a nacionalidade irlandesa depois do referendo.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.