sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Número recorde de 206 mulheres eleitas deputadas no Reino Unido

Eddie Keogh

As eleições de quinta-feira no Reino Unido resultaram na eleição de um número recorde de mulheres - 206 - para a Câmara dos Comuns, mas ainda representam menos de um terço do total de deputados.

Na anterior câmara baixa, eleita em 2015, havia 191 mulheres, menos que as 196 eleitas nas legislativas de 2010, segundo a imprensa britânica.
As legislativas de quinta-feira, antecipadas três anos, custaram a maioria ao Partido Conservador da primeira-ministra Theresa May, que não conseguiu eleger os 326 deputados necessários para a maioria absoluta.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, os conservadores elegeram 318, menos 12 dos que tinha no anterior parlamento.
O principal partido da oposição, o 'Labour', elegeu 261 deputados, mais 29 do que tinha.

Lusa

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".