sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Theresa May pede desculpa aos conservadores

Theresa May pede desculpa aos conservadores

A primeira-ministra britânica defendeu esta sexta-feira que o partido conservador é o único capaz de conduzir as negociações do Brexit. Theresa May pediu ainda desculpa aos 12 deputados que perderam assento parlamentar.

Numa breve declaração à BBC, a líder conservadora admitiu que "obviamente queria um resultado diferente" nas eleições antecipadas.

Com 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns declarados, os conservadores elegeram 318, menos oito do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 dos que tinham no anterior parlamento.

O principal partido da oposição, o Labour, elegeu 261 deputados, mais 29 do que tinha.

May disse lamentar que 12 deputados tories tenham perdido os mandatos, afirmando que "não o mereciam".

"Tenho pena que os candidatos e outras pessoas que trabalharam no duro pelo partido não tenham tido êxito, mas tenho especialmente pena daqueles que eram deputados ou membros do governo, que contribuíram muitíssimo para o nosso país e perderam os seus lugares. Não o mereciam", disse.

"Vou refletir sobre o que precisamos de fazer no futuro para que o partido avance", disse a primeira-ministra, que anunciou negociações para um acordo de governo com os unionistas da Irlanda do Norte.

Theresa May disse que tenciona começar a nomear membros para o novo governo nas próximas horas e sublinhou a importância de "formar um governo" que trabalhe "pelos interesses nacionais" e possa "levar por diante o plano para as negociações" de saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

A primeira-ministra confirmou também a intenção de iniciar as negociações com Bruxelas dentro de 10 dias, como planeado.

Com Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a secretaria regional de solidariedade social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho.Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.