sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Tusk felicita May e frisa urgência de negociar Brexit

© Hannah Mckay / Reuters

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, felicitou hoje a primeira-ministra britânica, Theresa May, pela reeleição, mas frisou a urgência de começar as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"Quero felicitá-la pela recondução como primeira-ministra", escreveu Tusk.

"A nossa responsabilidade comum e tarefa urgente é conduzir as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE no melhor espírito possível para garantir o resultado menos prejudicial", acrescentou.

O prazo limite de março de 2019, dois anos depois de Londres notificar formalmente Bruxelas, não permite "perder tempo", insistiu Tusk, declarando-se "empenhado em manter um contacto regular e próximo para facilitar o trabalho dos negociadores".

Theresa May antecipou três anos as eleições legislativas para reforçar a sua maioria parlamentar na perspetiva das negociações de saída do Reino Unido da UE.
Mas o resultado das eleições pode acabar por complicar as negociações.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, o partido Conservador elegeu 318, menos oito do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 dos que tinha no anterior parlamento.

O comissário europeu da Energia, o alemão Günther Öttinger, acentuou ainda mais a pressão sobre Londres afirmando que as negociações sobre o Brexit têm de estar terminadas em outubro de 2018 para dar tempo aos outros 27 Estados membros para aprovarem o acordo até março de 2019.

"O tempo para as negociações do Brexit está a ficar apertado", disse Öttinger. "Têm de estar terminadas em outubro de 2018", acrescentou.

Lusa

  • Bruxelas pronta para começar a negociar o Brexit
    1:24

    Brexit

    O presidente da Comissão Europeia adianta que, do lado dos 27, está tudo a postos para começar a negociar o Brexit com o Reino Unido. Jean-Claude Juncker espera ainda que os britânicos consigam formar um governo estável e que avancem rapidamente para as negociações.

  • Theresa May anuncia formação do novo governo
    2:37

    Brexit

    Theresa May confirmou a aliança com o Partido Unionista da Irlanda do Norte. À saída do encontro com a rainha Isabel II, a primeira-ministra britânica disse que vai formar um governo estável para garantir o cumprimento dos prazos das negociações do Brexit.

  • Reino Unido vive terramoto político 
    2:01

    Brexit

    O Reino Unido está a viver um verdadeiro terramoto político na sequência das eleições de ontem, em que a primeira-ministra conservadora perdeu deputados e a maioria absoluta que detinha no parlamento. Os resultados das eleições deixam então o país sem solução governativa maioritária.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22