sicnot

Perfil

Benfica tricampeão

Benfica tricampeão

Benfica Tricampeão

Ministra faz balanço "muito positivo" do controlo policial nos festejos do Benfica

A ministra da Administração Interna fez um "balanco muito positivo" da operação de prevenção e segurança da PSP em torno das comemorações dos adeptos do Benfica e congratulou-se que as festividades tenham "decorrido dentro da normalidade".

ESTELA SILVA

"Faço um balanço muito positivo como não podiam todos deixar de fazer. As festividades decorreram dentro da normalidade", disse Constança Urbano de Sousa, referindo que isso "implicou um forte dispositivo de segurança para evitar alterações à ordem pública e excessos".

Em sua opinião, "correu tudo bem e a festa no Marquês (Praça Marquês de Pombal em Lisboa) foi uma verdadeira festa".

A ministra falava aos jornalistas no quartel da Pontinha, onde decorreu a cerimónia militar do aniversário da Unidade de Intervenção (UI) da Guarda Nacional Republicana.

Entretanto, a PSP de Lisboa anunciou que, durante os festejos do título de campeão nacional de futebol pelo Benfica, foram detidas 15 pesssoas, 11 das quais por posse de artefacto pirotécnico.

Segundo a PSP, cinco pessoas foram detidas na zona do Estádio da Luz por posse de artefacto pirotécnico e outras seis foram detidas na zona da Praça do Marquês de Pombal, pelo mesmo motivo.

A PSP efetuou ainda uma detenção na zona do Estádio da Luz por roubo por esticão, tendo na zona do Marquês de Pombal realizado duas detenções por injúrias e tentativa de agressões a agente e uma outra por roubo por esticão.

Na operação de prevenção e dissuasão da criminalidade durante os festejos na cidade de Lisboa foram ainda apreendidos os diversos objetos pirotécnicos na posse dos adeptos.

Em termos gerais, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP enaltece "o bom comportamento dos adeptos e a colaboração das várias entidades envolvidas durante os festejos da conquista do título pelo Sport Lisboa e Benfica, após vencer domingo em casa o Nacional da Madeira, por 4-1, na última jornada do campeonato da primeira divisão.

Lusa

  • Assim se fez a festa do tri
    2:38

    Benfica Tricampeão

    A equipa do Benfica é recebida, mais logo, às 18:00, na Câmara Municipal de Lisboa, depois da conquista do 35º título. Tricampeão nacional de futebol, há quase quatro décadas que o Benfica não fazia uma festa assim. Em Lisboa, centenas de milhares de adeptos saíram às ruas.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • "Reforma da Proteção Civil esgotou prazo de validade"
    2:34

    Tragédia em Pedrógão Grande

    António Costa reconheceu esta quinta-feira que a reforma da Proteção Civil que liderou em 2006 está esgotada, e não pode dar resultados sem uma reforma da floresta. Na mesma altura, o ministro da Agricultura admitiu que os problemas já estavam identificados há uma década, sem explicar por que razão não foram atacados pelo Governo socialista da altura.

  • "De um primeiro-ministro esperam-se respostas, não perguntas"
    0:35

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assunção Cristas acusa o ministro da Agricultura de ter deitado ao lixo a legislação do anterior Governo que poderia ser útil no combnate aos incêndios. O CDS exige uma responsabilização política pela tragédia de Pedrógão Grande, diz que há muito por esclarecer e por esse motivo entregou esta quinta-feira ao primeiro-ministro um conjunto de 25 perguntas.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.