sicnot

Perfil

Benfica tricampeão

Benfica tricampeão

Benfica Tricampeão

Ministra faz balanço "muito positivo" do controlo policial nos festejos do Benfica

A ministra da Administração Interna fez um "balanco muito positivo" da operação de prevenção e segurança da PSP em torno das comemorações dos adeptos do Benfica e congratulou-se que as festividades tenham "decorrido dentro da normalidade".

ESTELA SILVA

"Faço um balanço muito positivo como não podiam todos deixar de fazer. As festividades decorreram dentro da normalidade", disse Constança Urbano de Sousa, referindo que isso "implicou um forte dispositivo de segurança para evitar alterações à ordem pública e excessos".

Em sua opinião, "correu tudo bem e a festa no Marquês (Praça Marquês de Pombal em Lisboa) foi uma verdadeira festa".

A ministra falava aos jornalistas no quartel da Pontinha, onde decorreu a cerimónia militar do aniversário da Unidade de Intervenção (UI) da Guarda Nacional Republicana.

Entretanto, a PSP de Lisboa anunciou que, durante os festejos do título de campeão nacional de futebol pelo Benfica, foram detidas 15 pesssoas, 11 das quais por posse de artefacto pirotécnico.

Segundo a PSP, cinco pessoas foram detidas na zona do Estádio da Luz por posse de artefacto pirotécnico e outras seis foram detidas na zona da Praça do Marquês de Pombal, pelo mesmo motivo.

A PSP efetuou ainda uma detenção na zona do Estádio da Luz por roubo por esticão, tendo na zona do Marquês de Pombal realizado duas detenções por injúrias e tentativa de agressões a agente e uma outra por roubo por esticão.

Na operação de prevenção e dissuasão da criminalidade durante os festejos na cidade de Lisboa foram ainda apreendidos os diversos objetos pirotécnicos na posse dos adeptos.

Em termos gerais, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP enaltece "o bom comportamento dos adeptos e a colaboração das várias entidades envolvidas durante os festejos da conquista do título pelo Sport Lisboa e Benfica, após vencer domingo em casa o Nacional da Madeira, por 4-1, na última jornada do campeonato da primeira divisão.

Lusa

  • Assim se fez a festa do tri
    2:38

    Benfica Tricampeão

    A equipa do Benfica é recebida, mais logo, às 18:00, na Câmara Municipal de Lisboa, depois da conquista do 35º título. Tricampeão nacional de futebol, há quase quatro décadas que o Benfica não fazia uma festa assim. Em Lisboa, centenas de milhares de adeptos saíram às ruas.

  • PJ faz buscas no Benfica sobre o caso dos e-mails

    Desporto

    A Polícia Judiciária está a fazer buscas em instações no Benfica devido ao caso dos e-mails divulgado pelo diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques. Contactado pela SIC, o clube da Luz diz que desconhece a ação da PJ.

    Em atualização

  • Governo prepara pacote de medidas para matas ardidas

    País

    O Governo vai preparar um pacote de medidas para as matas nacionais afetadas pelos incêndios, que passa pela elaboração de um relatório de ocorrências, por um programa de intervenção e pela aplicação da receita da madeira nessas matas.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • Acabou o estado de graça

    Sá Carneiro dizia que qualquer Governo tem direito a um estado de graça de 100 dias. E que, depois disso, já não tem margem para deitar culpas ao Governo anterior. O discurso de Marcelo, no terreno, junto das vítimas, e não na torre de marfim de Belém, marca o tal "novo ciclo" que o Presidente há muito tinha anunciado, com data marcada: depois das autárquicas.

    Pedro Cruz

  • "O primeiro-ministro falhou em toda a linha"
    4:36

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares não acredita que a ministra da Administração Interna se despediu: "ela foi demitida pela Presidente ontem à noite publicamente". No Jornal da Noite, esta quarta-feira, o comentador da SIC declarou que o primeiro-ministro "falhou em toda a linha" e questionou se António Costa tinha a "coragem política de fazer o que é preciso". Sobre os incêndios, Miguel Sousa Tavares disse ainda que o maior problema não era haver reacendimentos, mas sim "não serem logo apagados e propagarem-se".

    Miguel Sousa Tavares

  • 2017: o ano em que mais território português ardeu
    1:41
  • O que resta de Tondela depois dos incêndios
    1:07
  • Leiria perdeu 80% do Pinhal nos incêndios
    1:51
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • O balanço trágico dos incêndios do fim de semana
    0:51
  • "O povo exige um novo ciclo"
    1:10

    Tragédia em Pedrógão Grande

    A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande exige que o primeiro-ministro faça um pedido de desculpas público às famílias das vítimas dos incêndios. A Presidente da Associação pede ainda a demissão do comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Após a reunião desta quarta-feira com António Costa, Nádia Piazza anunciou que o Governo assume as mortes de junho passado e chegou a acordo com os familiares das vítimas.

  • Há um novo livro de Astérix

    Astérix

    Dois anos depois do último álbum, chega hoje às livrarias a 37ª aventura de Astérix. Em "Astérix e a Transitálica", os gauleses rumam à Península Itálica.