sicnot

Perfil

Benfica Tetracampeão

Benfica Tetracampeão

Benfica Tetracampeão

Rui Vitória entra na galeria dos bicampeões nacionais

ANT\303\223NIO COTRIM

O treinador Rui Vitória entrou este sábado na respeitável galeria dos treinadores bicampeões nacionais de futebol, ao levar ao Benfica à conquista de um inédito tetra, cujo mérito divide com o antecessor Jorge Jesus.

Vitória teve a espinhosa tarefa de substituir Jesus, que tinha conquistado três títulos em seis anos no clube 'encarnado' - incluindo os dois últimos - e, ainda por cima, bateu com estrondo a porta ao mudar-se para o rival Sporting.

Duas temporadas depois, Vitória já fez melhor do que Jesus, que foi campeão na época de estreia, em 2009/10, mas depois de fazer uma 'travessia no deserto' de três anos, nos quais o campeão foi sempre o FC Porto, antes de se despedir da Luz com a conquista de mais dois títulos.

Na época passada, o novo técnico benfiquista entrou de forma titubeante, mas conseguiu reverter a situação e acabou mesmo por estabelecer novo recorde do campeonato, com 88 pontos, após um intenso 'braço-de-ferro' com o Sporting 'de' Jesus, que ficou a dois pontos de distância.

Vitória voltou a não ter vida facilitada nesta época, debatendo-se durante muito tempo com lesões prolongadas de vários jogadores influentes, mas beneficiou também das soluções do plantel 'encarnado' para chegar ao tetracampeonato, pela primeira vez na história do clube lisboeta.

Com dois títulos nacionais em outras tantas épocas, Vitória juntou-se uma lista que integrava já outros 10 técnicos: o húngaro Mihaly Siska, os ingleses John Mortimore e Bobby Robson, o brasileiro Carlos Alberto Silva e os portugueses Cândido de Oliveira, José Maria Pedroto, Toni, António Oliveira, José Mourinho e Vítor Pereira.

O último treinador a sagrar-se bicampeão foi, precisamente, Jorge Jesus, em 2014, mas o técnico do Sporting já subiu mais um patamar na hierarquia, tornando-se um dos 11 técnicos com três títulos de campeão, todos muito longe do recordista, o brasileiro Otto Glória, que conquistou seis 'cetros', quatro pelo Benfica e dois pelo Sporting.

Além de Jesus, conquistaram também o 'tri' os húngaros Lipo Herczka, Jozef Szabo e Janos Biri, Béla Guttman, os ingleses Randolp Galloway e Jimmy Hagan, o chileno Fernando Riera, o sueco Sven-Goran Eriksson e os portugueses Artur Jorge e Jesualdo Ferreira.

O 'bis' de Jesus e Vitória explica o ressurgimento do Benfica, após duas décadas de apagamento, nas quais o FC Porto 'produziu' cinco treinadores bicampeões: Robson (1994/95 e 95/96), António Oliveira (1996/97 e 97/98), Mourinho (2002/03 e 03/04), Jesualdo Ferreira (tricampeão em 2006/07, 07/08 e 08/09) e Vítor Pereira (FC Porto 2011/12 e 12/13).

Lusa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Caso que está a gerar tensão entre Angola e Portugal chega a tribunal 2ª.feira
    1:32

    País

    O julgamento da Operação Fizz começa esta segunda feira numa altura em que o tribunal da Relação ainda não decidiu se aceita o pedido de Luanda para que Manuel Vicente seja julgado em Angola. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa foi arrolado pelo tribunal como testemunha e já respondeu por escrito. O processo será julgado no tribunal da comarca de Lisboa pelo coletivo de juízes formado por Alfredo Costa, Helena Pinto e Ana Guerreiro da Silva, estando o Ministério Público representado pelo procurador José Góis.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42
  • Dissonâncias entre EUA e Europa "podem ser ultrapassadas"
    1:04

    Mundo

    O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece que há sinais manifestos de dissonância na política externa da Europa e dos Estados Unidos da América. No dia em que Donald Trump completa um ano na Casa Branca, Augusto Santos Silva diz que acredita, no entanto, que essas divergências podem ser ultrapassadas.

  • Há mais um suspeito do massacre de Las Vegas 
    0:27

    Mundo

    Em outubro passado, Stephen Paddock abriu fogo sobre os espetadores de um concerto de música country, em Las Vegas, matando 58 pessoas e ferindo quase 500, no mais sangrento tiroteio da história norte-americana recente. A novidade é que a polícia federal dos EUA abriu uma investigação sobre um segundo suspeito no tiroteio. A Polícia Metropolitana disse que não há ainda um motivo para o tiroteio mas aponta como uma das possíveis razões o facto de Stephen Paddock ter perdido uma grande quantia de dinheiro. Os investigadores descobriram ainda que o atirador possuía pornografia infantil no seu computador.