sicnot

Perfil

Caso Bial

Caso Bial

Caso Bial

Bial garante que cumpriu todas as boas práticas internacionais

A Bial diz que está a colaborar com as autoridades francesas no caso do ensaio clínico que resultou no internamento em estado grave de 6 voluntários, um deles em morte cerebral. A farmacêutica portuguesa diz que seguiu todas as boas práticas internacionais na realização dos ensaios, que foram aprovados pelas autoridades francesas.

© Thomas Peter / Reuters

O fármaco em questão já tinha sido usado em 108 voluntários sem qualquer reação adversa moderada ou grave.
Em comunicado, a Bial acrescenta que vai apurar de forma rigorosa e exaustiva as causas desta situação.
Ao início da tarde também o Infarmed se pronunciou sobre este caso garantindo que o medicamento experimental que levou à hospitalização de seis pessoas em França não está a ser usado em nenhum ensaio clínico em Portugal.

  • Uma pessoa em coma e cinco em estado grave após ensaio clínico para a Bial
    1:12

    Caso Bial

    Seis pessoas estão hospitalizadas em França em estado considerado grave, uma delas em morte cerebral, depois de terem participado voluntariamente num ensaio clínico. O teste a uma nova substância analgésica, estava a ser conduzido pelo laboratório francês Biotrial para a farmacêutica portuguesa Bial. A ministra da Saúde francesa anunciou que 90 pessoas participaram neste ensaio clínico, um caso que considera muito grave.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20