sicnot

Perfil

Caso Bial

Caso Bial

Caso Bial

Bial acusada de mentir aos voluntários dos ensaios clínicos em França

O jornal Le Figaro acusa a Bial de ter mentido aos voluntários dos ensaios clínicos de Rennes, em França.

© Stephane Mahe / Reuters

Segundo o diário francês, a empresa portuguesa garantiu aos voluntários que os estudos feitos em animais não tinham revelado qualquer alteração comportamental, renal ou gastrointestinal.

Contudo, o Comité nomeado para investigar o caso diz que, antes dos ensaios em seres humanos, foram registadas alterações nos animais testados com doses fortes. Nomeadamente no sistema nervoso autónomo.

Os ensaios feitos com medicamento da Bial levaram à morte de um homem francês de 49 anos, a 17 de janeiro.

As restantes cinco pessoas hospitalizadas ficaram com sequelas neurológicas.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".