sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

PS quer ouvir com "urgência" governador do Banco de Portugal

O PS pediu hoje a audição parlamentar urgente do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, para obter esclarecimentos sobre a Caixa Geral de Depósitos, disse à Lusa deputado socialista João Galamba.

Os deputados do PS da Comissão de Orçamento e Finanças "requereram hoje a vinda do senhor governador com caráter de urgência para esclarecer a situação da Caixa Geral de Depósitos", afirmou à Lusa João Galamba.

Segundo o deputado, é "importante" que o governador do Banco de Portugal, "responsável máximo pela estabilidade do setor financeiro e "um dos principais responsáveis pelo segundo pilar do programa de ajustamento da troika que dizia respeito à estabilidade do setor financeiro", esclareça os "contornos" da recapitalização da Caixa.

Em 2012, o Estado injetou 750 milhões de euros diretamente em ações na Caixa Geral de Depósitos e ainda 900 milhões em instrumentos de capital contingente, dívida pela qual o banco público paga juros anuais.

Para João Galamba, é necessário Carlos Costa explicar as razões pelas quais quatro anos depois de ter sido feito um "levantamento exaustivo da situação" do banco e das necessidades de capital se perceber que o "problema do setor financeiro português não está resolvido e que a Caixa "tem necessidade de capital".

"É da maior importância que o governador esclareça a situação concreta do banco e o que se passou nestes últimos quatro anos", afirmou João Galamba.

Lusa

  • Seca contribui para a redução de nutrientes no mar e está a afetar a pesca
    2:11
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44