sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Mário Centeno descarta integração do Novo Banco na CGD

O ministro das Finanas, Mário Centeno, negou que o Governo esteja a negociar com Bruxelas uma eventual integração do Novo Banco na Caixa Geral de Depsitos (CGD), cujo plano de reestruturação e de reforço de capital está a ser discutido com a Comissão Europeia(CE).

M\303\201RIO CRUZ

"(A integração do) Novo Banco está totalmente fora deste plano (que o Governo está a discutir com Bruxelas acerca da reestruturação e capitalização da Caixa Geral de Depósitos)", disse o ministro das Finanças, em conferência de imprensa.

"Não há qualquer referência ao Novo Banco no plano que está ser discutido com a Comissão Europeia", disse Mário Centeno,referindo que as notícias nesse sentido não passam de "especulações".

Maria Luís Albuquerque, vice-presidente do PSD e ex-ministra das Finanças do anterior Governo, escreveu num artigo de opinião publicado esta quarta-feira que "por aqui e por Bruxelas comenta-se que o Governo tenciona integrar o Novo Banco na CGD, e há rumores de que uma recusa de Bruxelas poderia fazer cair o executivo de António Costa".

A Caixa está portanto no centro de um novo conflito político, com o PS a acusar o PSD de impor uma comissão de inquérito parlamentar à CGD apenas para prejudicar o plano de capitalização que o Governo está a negociar.

No debate parlamentar de dia 15 de Junho, Luís Montenegro,líder da bancada social-democrata, anunciou que o partido vai avançar com uma comissão parlamentar de inquérito à CGD,referindo que grande parte do crédito malparado da CGD terá vindo do tempo dos Governos de José Sócrates.

O Primeiro-Ministro, afirmou, durante o debate, que as negociações entre o Governo e as instituições europeias acerca do plano de reestruturação e reforço de capital da CGD estão a correr bem.

Adiantou ainda que o executivo tem estado a trabalhar com o ex-vice presidente do BPI, António Domingues,que será o novo CEO da Caixa.

Reuters

  • Afinal vão ser injetados 5 mil M€ na CGD
    1:29

    Caso CGD

    Ao contrário do que foi dito anteriormente, o Governo prevê injectar na Caixa Geral de Depósitos cerca de 5 mil milhões de euros. O plano, revelado ontem aos parceiros do Governo, vai ser finalmente tornado público, ainda hoje, em conferência de imprensa.

  • Lisboa assinala fim das obras no Saldanha
    2:39