sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

CGD e Banif não serão alvo de auditorias externas

A Caixa Geral de Depósito e o Banif não vão ser alvo das auditorias externas pedidas pelo PSD e pelo CDS.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Ferro Rodrigues aceitou o parecer da Comissão de Assuntos Constitucionais que considera ilegal e inconstitucional a proposta de deliberação dos partidos da oposição.

De acordo com o despacho, o presidente da Assembleia da República explica que uma eventual auditoria externa à Caixa Geral de Depósitos e ao Banif só poderia ser discutível e decidida no quadro de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

A semana passada, os dois partidos propuseram duas auditorias com "caráter de urgência" para identificar eventuais situações "indiciadoras de irregularidades".

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite