sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Comissão de inquérito à CDG já tomou posse

Ferro Rodrigues deu posse, durante esta tarde, aos deputados e ao Presidente da comissão de inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósito, imposta pelo PSD e CDS-PP.

Na primeira reunião, o PSD avançou com um requerimento para ouvir, ainda durante o mês de julho, o ministro das Finanças, o governador do Banco de Portugal e o administrador , agora demissionário, do banco público.

A decisão sobre estas audições deverá acontecer já no próximo encontro da comissão, agendado para quinta-feira.


O inquérito parlamentar tem como objeto de análise a gestão da Caixa desde o ano 2000 e pretende abordar o processo de recapitalização.


No discurso da tomada de posse, o presidente da Assembleia da República sublinhou a importância dos inquéritos parlamentares como instrumento de avaliação dos atos de administração pública. Remetendo para a polémica criada em torno do objeto da comissão, Ferro Rodrigues fez questão de dizer que não vai pactuar com "atropelos à constituição".

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite