sicnot

Perfil

Caso CGD

Marques Mendes revela carta em que BCE pede alternativa à capitalização da CGD

Marques Mendes revela carta em que BCE pede alternativa à capitalização da CGD

Luís Marques Mendes diz que o atraso na entrada em funções da nova administração da Caixa Geral de Depósitos está relacionado com imposições do Banco Central Europeu. Este domingo no Jornal da Noite, o comentador da SIC citou uma carta do BCE, dirigida à CGD e ao Governo.

Nesta carta, o banco central pede um plano alternativo à capitalização do banco público e lembra ainda que não pode existir conflitos de interesses entre os nomes escolhidos.

O supervisor europeu recomenda também que o novo conselho de administração tenha apenas 15 e não 19 administradores.

  • "A Caixa está a degradar a sua imagem porque há meses que ninguém lá manda"
    27:49

    Luís Marques Mendes

    Luís Marques Mendes comenta a atualidade nacional. O comentador diz que a Caixa Geral de Depósitos está a "degradar a sua imagem porque há meses que ninguém lá manda". Para Luís Marques Mendes é estranho que os nomes de quem poderá vir a ocupar a administralção do banco público sejam avançados pela comunicação social antes de chegarem ao Banco Central Europeu. Sobre as sanções que a Comissão Europeia decidiu aplicar a Portugal, Marques Mendes diz que não é justo penalizar o país por duas décimas. O comentador falou ainda sobre a conquista dos títulos europeus de futebol e de hóquei em patins. Na sua opinião estas vitórias são muito importantes "no ponto de vista da visibilidade de Portugal no exterior".

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC