sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Costa diz que CGD não precisa de mais relatórios do FMI, BCE e Comissão Europeia

ESTELA SILVA

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que o Governo não precisa de aguardar por mais relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) para capitalizar a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

"Temos trabalhado muito intensamente, quer com as instituições regulatórias nacionais, como o Banco de Portugal (BdP), quer com as instituições regulatórias a nível europeu para a estabilização do nosso sistema financeiro, resolvendo aquilo que tinha de ser resolvido e que não podia ser mais adiado, capitalizando aquele que tem de ser o grande pilar da estabilidade do nosso sistema financeiro, que é a CGD", afirmou.

Na cerimónia de assinatura do contrato de investimento com a Amy´s Kitchen, em Santa Maria da Feira, António Costa vincou que o objetivo do Governo é criar as "melhores condições" para que o sistema financeiro no seu conjunto possa encontrar estabilidade para fazer aquilo que é essencial, que é tratar das poupanças "de todos nós" e, simultaneamente, criar condições para financiar a economia.

"Creio que estamos no bom caminho para que isso possa acontecer, vejo empenho por parte das entidades regulatórias, vejo que as instituições europeias estão alertas para a necessidade de resolver o problema e acho que não precisamos de aguardar por mais relatórios do FMI, por mais relatórios da Comissão Europeia, por mais relatórios do BCE para fazer aquilo que há muito tempo devia ter sido feito e que, pronto, tem mesmo de ser feito", sustentou.

O primeiro-ministro realçou que vai fazer com que as coisas sejam "devidamente" resolvidas para que a economia tenha condições para "respirar" e ser devidamente financiada.

E realçou: "mesmo um tecido empresarial com elevados níveis de capital próprio não prescinde, certamente, de um sistema financeiro ativo e que possa ter condições de financiamento da economia e, isso, deve ser feito a nível europeu e a nível nacional".


Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.