sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Comissária Europeia afirma que acordo para a CGD estabiliza setor bancário português

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Verstager, considerou esta quarta-feira que o acordo alcançado "com o Governo para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) permite a estabilização do setor bancário português".

O acordo "permite que o banco dê os passos necessários para voltar a ser completamente rentável e estabiliza o setor bancário português no seu todo", salientou a comissária, num comunicado enviado à agência Lusa.

"Estou satisfeita por ter chegado ontem [na terça-feira] a um acordo de princípio com o ministro [Mário] Centeno para a recapitalização da CGD em condições de mercado", acrescentou Verstager.

Por seu lado, o Ministério das Finanças indicou hoje que o acordo que estabeleceu com a Comissão Europeia para recapitalização da Caixa Geral de Depósitos "assenta num plano de negócio que garante a competitividade da CGD".

"Esse plano considera uma reorganização do banco, com o objetivo de recuperar a rentabilidade de longo-prazo através de um aumento de eficiência, da redução do custo do risco de crédito e do corte de custos", referiu o Ministério das Finanças.

O acordo alcançado na terça-feira à noite tem ainda que ser aprovado pelo Colégio de Comissários.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22