sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Comissária Europeia afirma que acordo para a CGD estabiliza setor bancário português

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Verstager, considerou esta quarta-feira que o acordo alcançado "com o Governo para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) permite a estabilização do setor bancário português".

O acordo "permite que o banco dê os passos necessários para voltar a ser completamente rentável e estabiliza o setor bancário português no seu todo", salientou a comissária, num comunicado enviado à agência Lusa.

"Estou satisfeita por ter chegado ontem [na terça-feira] a um acordo de princípio com o ministro [Mário] Centeno para a recapitalização da CGD em condições de mercado", acrescentou Verstager.

Por seu lado, o Ministério das Finanças indicou hoje que o acordo que estabeleceu com a Comissão Europeia para recapitalização da Caixa Geral de Depósitos "assenta num plano de negócio que garante a competitividade da CGD".

"Esse plano considera uma reorganização do banco, com o objetivo de recuperar a rentabilidade de longo-prazo através de um aumento de eficiência, da redução do custo do risco de crédito e do corte de custos", referiu o Ministério das Finanças.

O acordo alcançado na terça-feira à noite tem ainda que ser aprovado pelo Colégio de Comissários.

Lusa

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42