sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Louçã dá os parabéns ao Governo pela grande vitória de ter Caixa pública a 100%

O antigo coordenador do BE Francisco Louçã deu este sábado os parabéns ao Governo pela "grande vitória" de ter a Caixa Geral de Depósitos 100% pública, acusando Banco Central Europeu e Comissão Europeia de estar ao serviço de interesses particulares.

Em declarações aos jornalistas à margem do fórum Socialismo 2016, a rentrée política do BE, Francisco Louçã foi questionado sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), relativamente ao qual o Governo chegou esta semana a acordo com a Comissão Europeia, começando por afirmar que esta "é a solução correta, depois de um processo muito difícil" e que "é gravíssimo que União Europeia e o Banco Central Europeu tenham arrastado durante seis meses este processo".

"O Governo conseguiu uma grande vitória e dou-lhe os parabéns por ter a Caixa pública a 100%, sem que isto seja posto em risco, é uma grande vitória que a União Europeia não queria aceitar", enfatizou.

Esperando agora por ver os detalhes deste processo, o antigo líder bloquista não poupa nas críticas às instituições europeias: "o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia portaram-se muito mal porque mostraram que estão ao serviço de interesses particulares quando deviam cumprir normas iguais para todos".

A recapitalização da Caixa, na opinião de Louçã, "era necessária e é muito útil que ela seja realizada em condições que garantam a Caixa pública".

"As condições - que ainda não são totalmente conhecidas - implicam nomeadamente uma redução da atividade da Caixa no estrangeiro com perdas de postos de trabalho, o que é um abuso por parte das autoridades europeias", lamentou.

Segundo o bloquista, "Portugal tem o direito de escolher o seu banco, com a sua atividade, junto das suas comunidades emigrantes sem qualquer imposição de restrições por parte do Banco Central Europeu ou da Comissão Europeia, que aliás só pretende favorecer, neste caso, a banca espanhola", considerando que "isso é batota".

Apesar dos elogios ao Governo pelo acordo, Louçã criticou a atuação do executivo "ao aceitar uma condição da nova administração que era a proposta de um conselho de administração de 19 elementos, com uma representação empresarial, não aceitando que se faça "uma lei à medida da vantagem dos salários dos principais administradores porque as leis não se fazem à medida de pessoas".

"Para Portugal é uma vitória, a CGD podia ter ficado muito mais sólida e muito mais forte se não se tivesse arriscado a estes incidentes de percursos que foram negativos", resumiu.

Questionado sobre as negociações do Orçamento do Estado para 2017, Louçã disse apenas que Portugal precisa de "uma boa solução" que garanta que os acordos que o BE e o PCP fizeram com o Governo "sejam integralmente cumpridos, a bem dos salários, das pensões e da economia".

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.