sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Paulo Macedo convidado para a presidência da CGD

Última Hora

A nova administração da Caixa Geral de Depósitos será apresentada esta sexta-feira ao Banco Central Europeu. O ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo, foi convidado pelo Governo para a presidência do banco público.

A SIC sabe que o nome do gestor é visto como a solução mais apropriada e segura para gerir o banco público.

Recorde-se que Paulo Macedo recusou ontem confirmar se tinha recebido o convite do Executivo. Ao que a SIC apurou, o ex-ministro da Saúde já estará mesmo a formar equipa.

Fonte do Governo confirmou à SIC que "se não houver azares", os nomes da equipa seguirão para Frankfurt na sexta.

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta semana que o novo presidente do banco público seria conhecido até ao fim da semana.

António Domingues renunciou ao cargo no domingo depois de uma polémica sobre os salários dos novos administradores e a obrigação de entregarem as declaraçoes de rendimentos e património.

Nos últimos dias, circularam várias noticias com o ainda presidente a queixar-se de falta de apoio político do executivo e da maioria de esquerda.

Costa lamentou a saída enquanto o Presidente da República subllinhou que o mais importante é o processo de recapitalização da Caixa.

  • Jorge Coelho alerta para urgência em encontrar nova equipa de gestão para a CGD
    2:11

    Quadratura do Círculo

    A Caixa Geral de Depósitos e a demissão de António Domingues voltaram a estar em debate no programa Quadratura do Círculo desta semana. Pacheco Pereira atribui responsabilidades ao Governo e sobretudo ao Ministério das Finanças. Jorge Coelho defende que a recapitalização não é posta em causa mas alerta para a urgência em encontrar uma nova equipa de gestão para o banco público. Lobo Xavier elogiou a atitude de António Domingues neste processo.

  • Constitucional não vai divulgar declarações até tomar uma decisão sobre o caso
    1:35

    Caso CGD

    O Tribunal Constitucional (TC) não vai tornar públicas as declarações de património dos gestores da Caixa enquanto não tomar uma decisão sobre se devem ou não ser apresentadas por todos. A administração da CGD diz que foi vítima de um turbilhão mediático, politicamente instrumentalizado. Na argumentação que os gestores fizeram chegar ao TC, consideram que foram alvos de julgamentos de carácter que atingiram o bom nome.

  • Governo considera que António Domingues nunca facilitou no processo da CGD
    3:30

    Caso CGD

    O Governo acha que António Domingues nunca facilitou no processo da Caixa Geral de Depósitos e, pelo contrário, até complicou, nomeadamente nas negociações com o BCE. As exigências do presidente da CGD terão ainda colocado o ministro das Finanças em rota de colisão com o Presidente da República, devido ao pedido de dispensa de entrega das declarações no Constitucional.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17