sicnot

Perfil

Caso CGD

CDS acusa ministro das Finanças de "quebra de verdade"

CDS acusa ministro das Finanças de "quebra de verdade"

O CDS/PP acusa o ministro das Finanças de quebra de verdade, quando disse que não existem comunicações dirigidas à anterior administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) sobre a questão das declarações de rendimentos. Os centristas perguntam a Mário Centeno se não quer voltar atrás no que disse. O porta-voz do partido João Almeida lembra que há consequências penais de mentir a uma comissão de inquérito.

  • "É óbvio" que os administradores da CGD têm que entregar a declaração de rendimentos
    0:53

    Caso CGD

    O Presidente da República diz que, se não houver um documento escrito assinado pelo ministro das Finanças, assume que Mário Centeno tem a mesma posição do primeiro-ministro a respeito da entrega da declaração de rendimentos dos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Marcelo Rebelo de Sousa diz que "é óbvio" que quem está à frente do banco do Estado tem que prestar esse tipo de informação.

  • PCP não quer alimentar polémica
    0:26

    Caso CGD

    Jerónimo de Sousa diz que não vai alimentar a polémica do PSD que acusa Mário Centeno de ter mentido sobre o processo de António Domingues. O líder do PCP diz que o importante é avançar com a recapitalização da Caixa.

  • António Costa nega que ministro das Finanças tenha mentido
    2:46

    Economia

    Durante o debate quinzenal desta quarta-feira, António Costa saiu em defesa do ministro das Finanças e negou que este tivesse mentido. As respostas do primeiro-ministro à oposição foram dadas depois do jornal online ECO ter divulgado uma carta secreta em que António Domingues fez um acordo com Mário Centeno para não apresentar as declarações dos administradores da Caixa Geral de Depósitos no Tribunal Constitucional. 

  • "Isto é uma trapalhada: mostra como Mário Centeno é um ministro que tem tido muitas fragilidades"
    6:12

    Caso CGD

    Continua a polémica em torno da demissão do antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos e esta quarta-feira a troca de correspondência entre António Domingues e o ministro das Finanças animou o debate no Parlamento. Bernardo Ferrão considera que tudo "isto é uma trapalhada: mostra como Mário Centeno é um ministro que tem tido muitas fragilidades". Já António Costa saiu em defesa do seu ministro das Finanças, acusado pelos partidos de direita de ter mentido quando disse desconhecer as razões da saída do anterior presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC