sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

As explicações de Centeno

Direto

O ministro das Finanças fala sobre a polémica da Caixa Geral de Depósitos e a contratação do ex-presidente António Domingues. Veja aqui em direto.

Antes de responder às perguntas dos jornalistas, Mário Centeno fez uma declaração em que quis clarificar que nunca negou um acordo com Domingues, "só que ele não envolvia a eliminação do dever de entrega das declarações" de rendimentos, "matéria prevista noutro diploma não revogado ou alterado".

O ministro disse também que houve acordo do Governo para alterar o estatuto de gestor público, mas não havia entendimento para "eliminar aquele dever".

Centeno admite que tenha havido "eventual erro de perceção mútuo" nas comunicações com António Domingues que terão levado este a acreditar na não obrigatoriedade da entrega da declarações de rendimentos.

O ministro das Finanças acrescentou que explicou todo o processo ao Presidente da República e que reiterou ao primeiro-ministro que tem o lugar à disposição desde o dia em que começou a exercer as funções.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.