sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

As explicações de Centeno

Direto

O ministro das Finanças fala sobre a polémica da Caixa Geral de Depósitos e a contratação do ex-presidente António Domingues. Veja aqui em direto.

Antes de responder às perguntas dos jornalistas, Mário Centeno fez uma declaração em que quis clarificar que nunca negou um acordo com Domingues, "só que ele não envolvia a eliminação do dever de entrega das declarações" de rendimentos, "matéria prevista noutro diploma não revogado ou alterado".

O ministro disse também que houve acordo do Governo para alterar o estatuto de gestor público, mas não havia entendimento para "eliminar aquele dever".

Centeno admite que tenha havido "eventual erro de perceção mútuo" nas comunicações com António Domingues que terão levado este a acreditar na não obrigatoriedade da entrega da declarações de rendimentos.

O ministro das Finanças acrescentou que explicou todo o processo ao Presidente da República e que reiterou ao primeiro-ministro que tem o lugar à disposição desde o dia em que começou a exercer as funções.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11