sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

São Bento "não gostou" do comunicado de Marcelo

Notícia SIC

ANDR\303\211 KOSTERS

O comunicado da Presidência da República sobre Mário Centeno e polémica da CGD terá sido recebido "sem agrado" em São Bento. Em Belém, é referido o "comportamento censurável" do ministro. O gabinete do primeiro-ministro desmente desagrado.

Horas depois de ter sido conhecida a posição do Presidente da República, fontes próximas de Belém garantem à SIC que o Primeiro-ministro "não gostou" da posição assumida pelo chefe de Estado. Um desagrado que António Costa terá deixado claro a Marcelo. No entanto, à SIC, o gabinete do primeiro-ministro assegura que não qualquer desconforto ou desagrado com a comunicação de Belém.

Nas várias conversas que existiram entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-ministro defendeu que Mário Centeno não devia ser demitido, e, segundo as mesmas fontes, terá feito “vários elogios” ao ministro das Finanças. Mas em Belém a posição assumida é que Centeno teve um "comportamento censurável" e que se o “PR tivesse insitido” ele acabaria por sair.

Fontes próximas do Presidente garantem que a partir de agora Marcelo está de "olho vivo" no titular das pasta das Finanças. Mais: o ministro “não pode achar que tem folga” e passa a estar em "exame". As mesmas fontes explicam à SIC que o Presidente considera que o ministro devia ter dado explicações há vários meses, reconhecendo que Centeno só fica no cargo porque a sua demissão teria impactos sérios na estabilidade financeira do país e na frente externa. Em Belém, aliás, é recordada a demissão de Vítor Gaspar para lembrar esses efeitos negativos.

No comunicado de Belém, Marcelo invoca o "estrito interesse nacional, em termos de estabilidade financeira" para justificar a manutenção de Mário Centeno na pasta. Na Presidência defende-se aliás que este é um argumento "maior" que servirá para "salvar" Centeno mesmo que surjam as SMS que terão sido trocadas entre o ministro e António Domingues. Logo se verá.

  • Dirigentes do PS criticam comunicado de Marcelo

    País

    Depois das críticas do PSD a Marcelo Rebelo de Sousa, é a vez de o PS questionar as declarações do Presidente da República. O dirigente socialista Porfírio Silva aconselha Marcelo a "respeitar os poderes próprios e os órgãos de soberania".

  • "Erro de perceção mútuo" entre Centeno e Domingues
    1:58

    Caso CGD

    No arranque de mais uma semana com o ministro das Finanças debaixo de fogo por causa da CGD, António Costa reafirma total confiança em Mário Centeno. O ministro das Finanças reafirmou esta segunda-feira que nunca mentiu e que nunca houve acordo para isentar os administradores da Caixa Geral de Depósitos, de apresentarem as declarações de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional.

  • Ministro das Finanças debaixo de fogo
    1:10

    Caso CGD

    Horas antes das explicações do ministro das Finanças, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares saiu em defesa de Mário Centeno, numa entrevista ao jornal online Eco. Ao mesmo tempo, o PSD pedia a presença de António Domingues, de novo no Parlamento, para esclarecer se houve ou não um acordo que o dispensasse da entrega de declarações. Os sociais-democratas não acreditam nas palavras do ministro das Finanças.

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.