sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

As SMS de Centeno para Domingues: novas revelações

Na polémica da Caixa Geral de Depósitos, há novos dados sobre as SMS trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. Fontes próximas do ex-líder do banco público revelaram à SIC partes dessas mensagens.

Numa das mensagens enviada por Mário Centeno a Domingues, o ministro dará a entender que já tinha conseguido que o polémico decreto-lei não incluísse a obrigação da entrega da declaração de património. Na versão revelada à SIC, Centeno deixará claro que parece ter conseguido que o diploma não diga nada sobre a declaração de património, referindo-se ao decreto que alterou o estatuto de gestor público.

Numa outra mensagem, também revelada à SIC, e outra vez entre Centeno e Domingues, o ministro explica ao banqueiro que há atraso no processo porque nas conversas entre o primeiro-ministro e o Presidente da República, Marcelo insistia muito na referência expressa à apresentação da declaração de património.

Já na sexta feira, a SIC tinha revelado outra SMS em que Centeno terá garantido a Domingues ter o OK do primeiro-ministro para a não entrega da declaração.

As mesmas fontes explicam ainda à SIC que Domingues está disponível para revelar o conteúdo das SMS à comissão de inquérito, apesar de não concordar com a divulgação de conversas privadas.

Ainda assim, garantem que o gestor não vai criar obstáculos: agirá sempre de acordo com a lei porque não quer incorrer num crime de desobediência qualificada.

  • PR mudou de atitude depois de conhecer SMS entre Centeno e Domingues
    1:52

    Caso CGD

    O conteúdo das mensagens escritas trocadas entre Mário Centeno e António Domingues enfureceu o Presidente da República contra o ministro das Finanças. Segundo os jornais Público e Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa mudou radicalmente de atitude depois de, no último fim de semana, António Lobo Xavier lhe ter mostrado SMS enviados por Centeno a Domingues quando este ainda negociava o convite para presidente da Caixa Geral de Depósitos.

  • Direita acusa Centeno de ter perdido toda a credibilidade
    0:58

    Caso CGD

    A direita acusa Mário Centeno de ter perdido toda a credibilidade e autoridade. PSD e CDS trouxeram à discussão o polémico acordo entre o ministro e António Domingues sobre a entrega das declarações de património. O ministro das Finanças não respondeu às críticas.

  • "Utilizam o ataque à Caixa para atacar o Governo"
    1:10

    Caso CGD

    PCP e Bloco dizem que nenhuma comissão de inquérito pode atropelar a lei e devassar as comunicações de qualquer cidadão. Acusam a direita de estar a criar um caso político com a Caixa Geral de Depósitos apenas para atacar o Governo.

  • "Esta inibição é própria de regimes totalitários"
    1:07

    Caso CGD

    PSD e CDS desafiam PS, PCP e Bloco para até às 18h00, altura da reunião da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, os partidos respondam sobre a decisão de chumbar o acesso às comunicações entre Mário Centeno e António Domingues. A direita considera que é um boicote democrático e que provoca um ambiente insuportável no país.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.