sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

As SMS de Centeno para Domingues: novas revelações

Na polémica da Caixa Geral de Depósitos, há novos dados sobre as SMS trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. Fontes próximas do ex-líder do banco público revelaram à SIC partes dessas mensagens.

Numa das mensagens enviada por Mário Centeno a Domingues, o ministro dará a entender que já tinha conseguido que o polémico decreto-lei não incluísse a obrigação da entrega da declaração de património. Na versão revelada à SIC, Centeno deixará claro que parece ter conseguido que o diploma não diga nada sobre a declaração de património, referindo-se ao decreto que alterou o estatuto de gestor público.

Numa outra mensagem, também revelada à SIC, e outra vez entre Centeno e Domingues, o ministro explica ao banqueiro que há atraso no processo porque nas conversas entre o primeiro-ministro e o Presidente da República, Marcelo insistia muito na referência expressa à apresentação da declaração de património.

Já na sexta feira, a SIC tinha revelado outra SMS em que Centeno terá garantido a Domingues ter o OK do primeiro-ministro para a não entrega da declaração.

As mesmas fontes explicam ainda à SIC que Domingues está disponível para revelar o conteúdo das SMS à comissão de inquérito, apesar de não concordar com a divulgação de conversas privadas.

Ainda assim, garantem que o gestor não vai criar obstáculos: agirá sempre de acordo com a lei porque não quer incorrer num crime de desobediência qualificada.

  • PR mudou de atitude depois de conhecer SMS entre Centeno e Domingues
    1:52

    Caso CGD

    O conteúdo das mensagens escritas trocadas entre Mário Centeno e António Domingues enfureceu o Presidente da República contra o ministro das Finanças. Segundo os jornais Público e Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa mudou radicalmente de atitude depois de, no último fim de semana, António Lobo Xavier lhe ter mostrado SMS enviados por Centeno a Domingues quando este ainda negociava o convite para presidente da Caixa Geral de Depósitos.

  • Direita acusa Centeno de ter perdido toda a credibilidade
    0:58

    Caso CGD

    A direita acusa Mário Centeno de ter perdido toda a credibilidade e autoridade. PSD e CDS trouxeram à discussão o polémico acordo entre o ministro e António Domingues sobre a entrega das declarações de património. O ministro das Finanças não respondeu às críticas.

  • "Utilizam o ataque à Caixa para atacar o Governo"
    1:10

    Caso CGD

    PCP e Bloco dizem que nenhuma comissão de inquérito pode atropelar a lei e devassar as comunicações de qualquer cidadão. Acusam a direita de estar a criar um caso político com a Caixa Geral de Depósitos apenas para atacar o Governo.

  • "Esta inibição é própria de regimes totalitários"
    1:07

    Caso CGD

    PSD e CDS desafiam PS, PCP e Bloco para até às 18h00, altura da reunião da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, os partidos respondam sobre a decisão de chumbar o acesso às comunicações entre Mário Centeno e António Domingues. A direita considera que é um boicote democrático e que provoca um ambiente insuportável no país.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.