sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

As SMS de Centeno para Domingues: novas revelações

Na polémica da Caixa Geral de Depósitos, há novos dados sobre as SMS trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. Fontes próximas do ex-líder do banco público revelaram à SIC partes dessas mensagens.

Numa das mensagens enviada por Mário Centeno a Domingues, o ministro dará a entender que já tinha conseguido que o polémico decreto-lei não incluísse a obrigação da entrega da declaração de património. Na versão revelada à SIC, Centeno deixará claro que parece ter conseguido que o diploma não diga nada sobre a declaração de património, referindo-se ao decreto que alterou o estatuto de gestor público.

Numa outra mensagem, também revelada à SIC, e outra vez entre Centeno e Domingues, o ministro explica ao banqueiro que há atraso no processo porque nas conversas entre o primeiro-ministro e o Presidente da República, Marcelo insistia muito na referência expressa à apresentação da declaração de património.

Já na sexta feira, a SIC tinha revelado outra SMS em que Centeno terá garantido a Domingues ter o OK do primeiro-ministro para a não entrega da declaração.

As mesmas fontes explicam ainda à SIC que Domingues está disponível para revelar o conteúdo das SMS à comissão de inquérito, apesar de não concordar com a divulgação de conversas privadas.

Ainda assim, garantem que o gestor não vai criar obstáculos: agirá sempre de acordo com a lei porque não quer incorrer num crime de desobediência qualificada.

  • PR mudou de atitude depois de conhecer SMS entre Centeno e Domingues
    1:52

    Caso CGD

    O conteúdo das mensagens escritas trocadas entre Mário Centeno e António Domingues enfureceu o Presidente da República contra o ministro das Finanças. Segundo os jornais Público e Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa mudou radicalmente de atitude depois de, no último fim de semana, António Lobo Xavier lhe ter mostrado SMS enviados por Centeno a Domingues quando este ainda negociava o convite para presidente da Caixa Geral de Depósitos.

  • Direita acusa Centeno de ter perdido toda a credibilidade
    0:58

    Caso CGD

    A direita acusa Mário Centeno de ter perdido toda a credibilidade e autoridade. PSD e CDS trouxeram à discussão o polémico acordo entre o ministro e António Domingues sobre a entrega das declarações de património. O ministro das Finanças não respondeu às críticas.

  • "Utilizam o ataque à Caixa para atacar o Governo"
    1:10

    Caso CGD

    PCP e Bloco dizem que nenhuma comissão de inquérito pode atropelar a lei e devassar as comunicações de qualquer cidadão. Acusam a direita de estar a criar um caso político com a Caixa Geral de Depósitos apenas para atacar o Governo.

  • "Esta inibição é própria de regimes totalitários"
    1:07

    Caso CGD

    PSD e CDS desafiam PS, PCP e Bloco para até às 18h00, altura da reunião da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, os partidos respondam sobre a decisão de chumbar o acesso às comunicações entre Mário Centeno e António Domingues. A direita considera que é um boicote democrático e que provoca um ambiente insuportável no país.

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44