sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Caixa vai precisar de menos dinheiro do que o previsto

© Rafael Marchante / Reuters

A Comissão Europeia revela que, afinal, a Caixa Geral de Depósitos precisa de 3,9 mil milhões de euros, em vez dos 4,1 mil milhões de euros que estavam no plano. A recapitalização do banco foi oficialmente autorizada.

A diferença de 200 milhões de euros resulta do facto de as imparidades reconhecidas, ou seja, dinheiro emprestado que corre o risco de não ser recuperado, serem menores do que o que se estimava, o que também faz com que seja preciso menos dinheiro para recapitalizar a Caixa.

Num comunicado divulgado esta tarde, Bruxelas confirma que aprovou o plano de capitalização para o banco do Estado por considerar que está em conformidade com as regras da União Europeia no que diz respeito a ajudas aos bancos.

"O plano de negócios apresentado por Portugal prevê uma transformação estrutural da CGD e permitirá ao banco tornar-se rentável a longo prazo. A nossa apreciação revelou que o Estado português, enquanto acionista único da CGD, investe nas mesmas condições que um proprietário privado estaria disposto a aceitar. Por conseguinte, a recapitalização pelo Estado não constitui um novo auxílio estatal", anunciou a comissária da Concorrência, Margrethe Vestager.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27