sicnot

Perfil

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Ataque a plataforma digital Zomato rouba dados de 17 milhões de utilizadores

A maior plataforma online indiana de reservas de restaurantes e entrega de refeições, Zomato, anunciou hoje o roubo de dados pessoais de 17 milhões de utilizadores, num ataque informático, mas garantiu que as informações financeiras não foram afetadas.

Os piratas informáticos conseguiram aceder aos nomes, endereços eletrónicos e palavras-passe encriptadas dos clientes da plataforma.

A 'startup' de origem indiana, que também opera em Portugal, assegurou que os atacantes não dispõem dos códigos para descodificar estas palavras-passe.

O responsável informático da Zomato, Gunjan Patidar, citado pela agência France-Presse, afirmou que os dados financeiros dos clientes estão alojados numa base de dados diferente, que não foi atingida neste ataque, e que, por isso, eles não foram comprometidos.

"Nenhuma informação relativa aos pagamentos foi roubada", declarou a Zomato, num comunicado divulgado na página da internet da plataforma, que indicou também que os trabalhadores da 'startup' reviram todos os sistemas para averiguar outros eventuais roubos.

"Os vossos dados de cartões de crédito na Zomato estão totalmente em segurança, portanto não é preciso ficarem preocupados", garantiu Patidar.

As palavras-passe dos utilizadores atingidos foram modificadas "por precaução", refere a mesma nota.Meios de comunicação indianos, citando um sítio especializado, referem que o arquivo de dados pirateados foi vendido em leilão por mil dólares numa rede paralela anónima.

A Zomato, que reivindica 120 milhões de visitas mensais, afirmou que vai reforçar os protocolos de segurança.

A empresa, fundada em 2008, opera em 24 países.

A pirataria foi anunciada alguns dias depois do grande ataque informático do vírus Wannacry, que atingiu centenas de milhares de computadores em todo o mundo na semana passada.

Lusa

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.