sicnot

Perfil

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Franceses desenvolvem ferramenta para restaurar arquivos afetados por ciberataque

Investigadores franceses na área da cibersegurança disseram esta sexta-feira ter desenvolvido ferramentas capazes de restaurar arquivos afetados pelo 'WannaCry', 'software' malicioso que bloqueia os computadores com sistema operativo Windows e exige um pagamento para os libertar.

Os peritos informáticos avisaram, no entanto, que as ferramentas "não são perfeitas" só sendo eficazes se os computadores não tiverem sido reiniciados desde a infeção do 'WannaCry'.

Os pesquisadores Adrien Guinet, Matthieu Suiche e Benjamin Delpy trabalharam separadamente na última semana para encontrar maneiras de decifrar os arquivos mantidos reféns através de encriptação pelo 'WannaCry', que lançou um ataque à escala global no dia 12 de maio.

O 'WannaCry' aproveita uma vulnerabilidade dos sistemas operativos Windows através da instalação de um 'software' malicioso de tipo 'ransomware', que bloqueia o computador e exige um pagamento de até 600 dólares (à volta de 540 euros) em 'bitcoins' para o libertar.

Segundo a agência Associated Press foram até agora depositados menos de cem mil dólares nas contas abertas para o pagamento dos resgates em "bitcoins", uma verba que especialistas consideram muito baixa, tendo em conta que terão sido infetados mais de 300 mil computadores em 150 países.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.