sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Obama diz que ir a Paris para Conferência do Clima vai mostrar que "não temos medo"

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que ir a Paris para participar na conferência sobre o clima, que se inicia no próximo dia 30, vai mostrar que "não temos medo" do terrorismo.

© Umit Bektas / Reuters

"Penso que é absolutamente vital para todos os países, todos os líderes, enviar um sinal de que a crueldade de uma mão cheia de assassinos não vai parar o mundo de tratar de questões vitais", afirmou Obama, que falava numa conferência de imprensa em Kuala Lumpur.

Além de procurar apanhar terroristas, de serviços secretos eficazes, de ataques com mísseis e de cortar o financiamento e todas as outras coisas que estamos a fazer, o meio mais poderoso que temos para lutar contra o Estado Islâmico é dizer que "não temos medo", adiantou o presidente norte-americano.

Obama está entre os mais de cem dirigentes estrangeiros esperados em Paris a partir de 30 de novembro para participar na Conferência mundial sobre o clima (COP21) e tentar alcançar um acordo global para as alterações climáticas.

"Não sucumbiremos ao medo. Isso é o poder primário que esses terroristas têm sobre nós", concluiu o presidente dos Estados Unidos.

Obama anunciou ainda que convidou líderes da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático, em inglês: Association of Southeast Asian Nations, ASEAN) para visitarem os Estados Unidos, tendo insistido que os laços com nações asiáticas são "absolutamente criticos" para a segurança dos Estados Unidos.

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) declarou-se hoje como um mercado único, terminando um processo de oito anos para integrar as suas dez economias, que juntas somam um PIB de mais de 2,5 biliões de dólares.

A organização, fundada em 1967, é formada pela Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname, formando um espaço com 622 milhões de habitantes.

Os líderes destes países assinaram hoje a declaração em que se afirmam como a Comunidade ASEAN, na cimeira do bloco regional que hoje termina em Kuala Lumpur, onde também está prevista a aprovação do plano de ação até 2025.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.