sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Obama diz que ir a Paris para Conferência do Clima vai mostrar que "não temos medo"

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que ir a Paris para participar na conferência sobre o clima, que se inicia no próximo dia 30, vai mostrar que "não temos medo" do terrorismo.

© Umit Bektas / Reuters

"Penso que é absolutamente vital para todos os países, todos os líderes, enviar um sinal de que a crueldade de uma mão cheia de assassinos não vai parar o mundo de tratar de questões vitais", afirmou Obama, que falava numa conferência de imprensa em Kuala Lumpur.

Além de procurar apanhar terroristas, de serviços secretos eficazes, de ataques com mísseis e de cortar o financiamento e todas as outras coisas que estamos a fazer, o meio mais poderoso que temos para lutar contra o Estado Islâmico é dizer que "não temos medo", adiantou o presidente norte-americano.

Obama está entre os mais de cem dirigentes estrangeiros esperados em Paris a partir de 30 de novembro para participar na Conferência mundial sobre o clima (COP21) e tentar alcançar um acordo global para as alterações climáticas.

"Não sucumbiremos ao medo. Isso é o poder primário que esses terroristas têm sobre nós", concluiu o presidente dos Estados Unidos.

Obama anunciou ainda que convidou líderes da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático, em inglês: Association of Southeast Asian Nations, ASEAN) para visitarem os Estados Unidos, tendo insistido que os laços com nações asiáticas são "absolutamente criticos" para a segurança dos Estados Unidos.

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) declarou-se hoje como um mercado único, terminando um processo de oito anos para integrar as suas dez economias, que juntas somam um PIB de mais de 2,5 biliões de dólares.

A organização, fundada em 1967, é formada pela Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname, formando um espaço com 622 milhões de habitantes.

Os líderes destes países assinaram hoje a declaração em que se afirmam como a Comunidade ASEAN, na cimeira do bloco regional que hoje termina em Kuala Lumpur, onde também está prevista a aprovação do plano de ação até 2025.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.