sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Centenas de pares de sapatos enchem a Praça da República

Centenas de pessoas formaram um longo cordão humano ao longo da Boulevard Voltaire, em Paris, para denunciar a "emergência cilmática" no planeta, na véspera do arranque da Cimeira do Clima na capital francesa.

Álvaro Oliveira/SIC

Álvaro Oliveira/SIC

Por motivos de segurança, a marcha global pelo clima foi cancelada. Em alternativa, centenas de pares de saptos enchem a praça da república no centro da cidade. Há inclusivamente um par de sapatos do Papa Francisco trazido por um cardeal brasileiro. Francisco quis participar no protesto por considerar que as alterações climáticas são uma questão ética. O Secretário Geral da Nações Unidas também está representado no local de forma simbólica.
A Cimeira do Clima vai contar com mais de 140 chefes de estado e governo de todo o mundo.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC