sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Polícia francesa deteve 208 pessoas nos incidentes de Paris

A polícia francesa deteve 208 pessoas no centro de Paris nos incidentes registados hoje quando grupos violentos violaram a proibição de manifestações na capital francesa, na sequência dos atentados terroristas de 13 de novembro passado.

IAN LANGSDON

A marcha pelo clima que estava agendada para hoje em Paris, onde na segunda-feira começa a conferência das partes das Nações Unidas sobre clima (COP21), foi cancelada devido aos atentados que provocaram 130 mortos e 350 feridos.

O total de detidos foi avançado pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, que em declarações à imprensa disse que 174 dos detidos já tinham registos de prisão, e garantiu que as operações das forças de segurança vão continuar.

Bernard Cazeneuve sublinhou que os incidentes tinham sido provocados por uma "minoria violenta" composta por dezenas de indivíduos encapuçados que se aproveitaram do cordão humano promovido por ambientalistas a partir da Praça da República para promoverem uma marcha violenta.

O presidente francês criticou já o que designou de ação "escandalosa" de "elementos perturbadores".

"Sabemos que existiam elementos perturbadores que nada têm a ver com os ambientalistas", declarou o chefe de Estado francês em Bruxelas, à margem de um encontro da União Europeia com a Turquia, denunciando os incidentes "lamentáveis e até mesmo escandalosos".

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.