sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Polícia francesa deteve 208 pessoas nos incidentes de Paris

A polícia francesa deteve 208 pessoas no centro de Paris nos incidentes registados hoje quando grupos violentos violaram a proibição de manifestações na capital francesa, na sequência dos atentados terroristas de 13 de novembro passado.

IAN LANGSDON

A marcha pelo clima que estava agendada para hoje em Paris, onde na segunda-feira começa a conferência das partes das Nações Unidas sobre clima (COP21), foi cancelada devido aos atentados que provocaram 130 mortos e 350 feridos.

O total de detidos foi avançado pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, que em declarações à imprensa disse que 174 dos detidos já tinham registos de prisão, e garantiu que as operações das forças de segurança vão continuar.

Bernard Cazeneuve sublinhou que os incidentes tinham sido provocados por uma "minoria violenta" composta por dezenas de indivíduos encapuçados que se aproveitaram do cordão humano promovido por ambientalistas a partir da Praça da República para promoverem uma marcha violenta.

O presidente francês criticou já o que designou de ação "escandalosa" de "elementos perturbadores".

"Sabemos que existiam elementos perturbadores que nada têm a ver com os ambientalistas", declarou o chefe de Estado francês em Bruxelas, à margem de um encontro da União Europeia com a Turquia, denunciando os incidentes "lamentáveis e até mesmo escandalosos".

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.