sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Hollande fixa objetivo de evitar subida de temperatura em mais de 2ºC

O Presidente francês, François Hollande, considerou que, para a Cimeira do Ambiente ser considerada um êxito, o acordo deve fixar "uma trajetória" que evite um aquecimento global superior a dois graus centígrados até ao final do século.

Reuters

"Com um aquecimento de dois a três graus, as catástrofes multiplicam-se. Acima dos quatro graus, o planeta vai sufocar", alertou Hollande, numa entrevista publicada hoje pelo jornal "20 Minutes", coincidindo com o arranque da COP21.

O chefe de Estado sublinhou que os compromissos nacionais sobre a redução de emissões de efeito estufa (até agora 183) levariam ao aquecimento "sensivelmente acima dos dois graus centígrados" e isso "não é aceitável".

Nesse sentido, "é indispensável que os compromissos dos países sejam revistos periodicamente".

Hollande considerou ser necessário conseguir "abundantes financiamentos para permitir investimentos nos países mais vulneráveis às alterações climáticas".

O Presidente francês, anfitrião da cimeira, sublinhou que se a conferencia fracassar, a responsabilidade será de "todos os países do mundo e, em particular, dos maiores emissores de dióxido de carbono".

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.