sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Hollande fixa objetivo de evitar subida de temperatura em mais de 2ºC

O Presidente francês, François Hollande, considerou que, para a Cimeira do Ambiente ser considerada um êxito, o acordo deve fixar "uma trajetória" que evite um aquecimento global superior a dois graus centígrados até ao final do século.

Reuters

"Com um aquecimento de dois a três graus, as catástrofes multiplicam-se. Acima dos quatro graus, o planeta vai sufocar", alertou Hollande, numa entrevista publicada hoje pelo jornal "20 Minutes", coincidindo com o arranque da COP21.

O chefe de Estado sublinhou que os compromissos nacionais sobre a redução de emissões de efeito estufa (até agora 183) levariam ao aquecimento "sensivelmente acima dos dois graus centígrados" e isso "não é aceitável".

Nesse sentido, "é indispensável que os compromissos dos países sejam revistos periodicamente".

Hollande considerou ser necessário conseguir "abundantes financiamentos para permitir investimentos nos países mais vulneráveis às alterações climáticas".

O Presidente francês, anfitrião da cimeira, sublinhou que se a conferencia fracassar, a responsabilidade será de "todos os países do mundo e, em particular, dos maiores emissores de dióxido de carbono".

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".