sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Quatro países criam fundo para reduzir CO2 em países em desenvolvimento

Alemanha, Noruega, Suécia e Suíça vão criar um fundo para incentivar medidas de redução de emissões poluentes nos países em desenvolvimento com uma dotação prevista de 500 milhões de dólares, anunciou hoje o Banco Mundial (BM).

© Jianan Yu / Reuters


Este fundo servirá para fazer avançar nos países em desenvolvimento os planos para redução das emissões dos gases que causam o aquecimento global, explicou em comunicado o BM, que trabalhou com os quatro países na elaboração do projeto.

O fundo vai incidir em áreas como as energias renováveis, transportes, eficiência energética, gestão de resíduos sólidos e projetos de cidades com baixo nível de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Prevê-se que o fundo inicie atividade em 2016, com compromissos de mais de 250 milhões de dólares.

O fundo está aberto a contribuições suplementares com o objetivo de alcançar os 500 milhões de dólares.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20