sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Iniciativas internacionais prometem fundos para impulsionar energias limpas

SIC NA COP21

À margem da longa maratona de discursos políticos, que marcou o primeiro dia da Conferência do Clima, em Paris, foram anunciadas uma série de iniciativas rumo a uma economia menos dependente dos combustíveis fósseis.

Carla Castelo/SIC

Carla Castelo/SIC

Carla Castelo/SIC

Vinte das maiores economias do mundo, incluindo os EUA, a China, o Brasil e a Alemanha, lançaram a Missão Inovação que promete duplicar o financiamento (para 20 mil milhões de euros nos próximos 5 anos) à investigação na área das energias renováveis, e Bill Gates esteve na Conferência para dizer que várias instituições privadas, incluindo a fundação a que preside irão ajudar nesse investimento bilionário.

No sentido de ajudar os países em desenvolvimento a reduzir emissões de gases com efeito de estufa, a Alemanha, a Noruega, a Suécia e a Suíça anunciaram uma nova iniciativa de apoio num total de 500 milhões de dólares, com início em 2016.

A Índia e a França anunciaram uma Aliança Solar Internacional apoiada por cerca de 120 países, para promover a utilização da energia solar em larga escala.

Cerca de 40 países, entre eles a Nova Zelândia, a Suécia e os EUA, bem como organizações internacionais e empresas lançaram uma coligação inédita para a eliminação progressiva dos subsídios aos combustíveis fósseis.

Seis chefes de Estado e de Governo, entre eles a França e o Canadá, e os líderes do Banco Mundial e do FMI apelaram aos países e empresas para que ponham um preço no carbono para impulsionar o investimento em energias limpas.

O primeiro dia da conferência foi seguido com interesse também nas redes sociais, como o Twitter com quase 600.000 tweets sobre a #COP21. Entre os participantes na conferência o primeiro ministro indiano Narendra Modi foi o mais ativo.

Para quem quer seguir de perto tudo o que se passa em Le Bourget - Paris, as Nações Unidas lançaram uma aplicação para andróide e iPhone chamada Negotiator, com notícias, vídeos e alertas.

Carla Castelo, SIC

Em Paris

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.