sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Iniciativas internacionais prometem fundos para impulsionar energias limpas

SIC NA COP21

À margem da longa maratona de discursos políticos, que marcou o primeiro dia da Conferência do Clima, em Paris, foram anunciadas uma série de iniciativas rumo a uma economia menos dependente dos combustíveis fósseis.

Carla Castelo/SIC

Carla Castelo/SIC

Carla Castelo/SIC

Vinte das maiores economias do mundo, incluindo os EUA, a China, o Brasil e a Alemanha, lançaram a Missão Inovação que promete duplicar o financiamento (para 20 mil milhões de euros nos próximos 5 anos) à investigação na área das energias renováveis, e Bill Gates esteve na Conferência para dizer que várias instituições privadas, incluindo a fundação a que preside irão ajudar nesse investimento bilionário.

No sentido de ajudar os países em desenvolvimento a reduzir emissões de gases com efeito de estufa, a Alemanha, a Noruega, a Suécia e a Suíça anunciaram uma nova iniciativa de apoio num total de 500 milhões de dólares, com início em 2016.

A Índia e a França anunciaram uma Aliança Solar Internacional apoiada por cerca de 120 países, para promover a utilização da energia solar em larga escala.

Cerca de 40 países, entre eles a Nova Zelândia, a Suécia e os EUA, bem como organizações internacionais e empresas lançaram uma coligação inédita para a eliminação progressiva dos subsídios aos combustíveis fósseis.

Seis chefes de Estado e de Governo, entre eles a França e o Canadá, e os líderes do Banco Mundial e do FMI apelaram aos países e empresas para que ponham um preço no carbono para impulsionar o investimento em energias limpas.

O primeiro dia da conferência foi seguido com interesse também nas redes sociais, como o Twitter com quase 600.000 tweets sobre a #COP21. Entre os participantes na conferência o primeiro ministro indiano Narendra Modi foi o mais ativo.

Para quem quer seguir de perto tudo o que se passa em Le Bourget - Paris, as Nações Unidas lançaram uma aplicação para andróide e iPhone chamada Negotiator, com notícias, vídeos e alertas.

Carla Castelo, SIC

Em Paris

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.