sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Salvar o planeta sem sair do sofá

A agência das Nações Unidas para o clima publicou um guia para que todos possamos fazer algo positivo pela Terra sem grande esforço. Às vezes basta mesmo o mais pequeno gesto como apagar as luzes em casa.

© Tim Chong / Reuters

No período em que decorre a Cimeira do Clima em Paris onde os líderes mundiais vão tentar de novo um acordo global e vinculativo contra as alterações climáticas, a ONU lança um apelo para que cada cidadão também contribua.

"A mudança começa contigo. Cada ser humano - até o mais indiferente, o mais preguiçoso entre nós - faz parte da solução. Felizmente, há coisas super fáceis que podemos incluir nas nossas rotinas que farão uma grande diferença", garante a organização.

"Tornámos as coisas ainda mais fácies e reunimos uma lista de algumas das muitas coisas que podes fazer e causar impacto" positivo no meio ambiente. Foi assim elaborado o "Guia para os preguiçosos salvarem o mundo", com três níveis de envolvimento.

Nível 1 - Sofá Superstar - coisas que podem ser feitas a partir do sofá

Há várias coisas que se podem fazer sem sequer se mexer. Bom, talvez mexer os dedos para navegar na Internet para, por exemplo, assinar petições, fazer pesquisas online e comprar apenas a empresas que tenham boas práticas ambientais, receber faturas online e pagá-las via Internet.
Com outro pequeno movimento, desligar da eletricidade todos os aparelhos que não estejam a ser usados.

Nível 2 - Herói da Casa - coisas que podem ser feitas em casa

Este nível requer já um pouco mais de ação, mas são pequenos gestos diários que muito ajudarão a diminuir desperdícios. Tomar duches rápidos e evitar banhos de imersão, que gastam muita água; deixar a roupa a secar ao ar livre e não usar máquinas de secar que gastam muita eletricidade; enviar para reciclagem plásticos, papéis, vidro, são alguns exemplos.

Nível 3 - O Bom Vizinho - coisas que podem ser feitas fora de casa

Ao sair do sofá, é possível salvar o mundo ainda dentro das rotinas diárias. Comprar na mercearia do bairro, preferir aquela "fruta feia" mas que é tal e qual todos os outros frutos e vegetais "direitinhos", levar o próprio saco de compras.
Diminuir as viagens de carro, preferindo a bicicleta, os transportes públicos ou andar a pé, sempre que possível.
Doar o que já não se usa, comprar coisas usadas.

A ONU deixa ainda os conselhos de "vacinar todos lá em casa. Proteger a família de doenças ajuda o sistem público de saúde" e ainda "usar o direito de eleger os líderes da comunidade local ou do país".

  • Como reduzir as emissões de gases com efeito de estufa

    Infografias

    O efeito de estufa é um fenómeno global muito importante para a existência de vida, como a conhecemos, no Planeta Terra. Se a atmosfera terrestre não tivesse na sua composição gases com efeito de estufa (GEE), a Terra teria uma temperatura média muito mais baixa (cerca de -20°C). Estes gases funcionam como uma espécie de "cobertor" que envolve a Terra, mantendo uma temperatura amena (cerca de 15°C em média) à superfície. Ora, o aumento de concentração de GEE vai exacerbar o efeito de estufa e aumentar a temperatura média global. Há uma série de gases com efeito de estufa, como o Dióxido de carbono (CO2), o Metano (CH4) e o Óxido nitroso (N2O).

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.