sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Salvar o planeta sem sair do sofá

A agência das Nações Unidas para o clima publicou um guia para que todos possamos fazer algo positivo pela Terra sem grande esforço. Às vezes basta mesmo o mais pequeno gesto como apagar as luzes em casa.

© Tim Chong / Reuters

No período em que decorre a Cimeira do Clima em Paris onde os líderes mundiais vão tentar de novo um acordo global e vinculativo contra as alterações climáticas, a ONU lança um apelo para que cada cidadão também contribua.

"A mudança começa contigo. Cada ser humano - até o mais indiferente, o mais preguiçoso entre nós - faz parte da solução. Felizmente, há coisas super fáceis que podemos incluir nas nossas rotinas que farão uma grande diferença", garante a organização.

"Tornámos as coisas ainda mais fácies e reunimos uma lista de algumas das muitas coisas que podes fazer e causar impacto" positivo no meio ambiente. Foi assim elaborado o "Guia para os preguiçosos salvarem o mundo", com três níveis de envolvimento.

Nível 1 - Sofá Superstar - coisas que podem ser feitas a partir do sofá

Há várias coisas que se podem fazer sem sequer se mexer. Bom, talvez mexer os dedos para navegar na Internet para, por exemplo, assinar petições, fazer pesquisas online e comprar apenas a empresas que tenham boas práticas ambientais, receber faturas online e pagá-las via Internet.
Com outro pequeno movimento, desligar da eletricidade todos os aparelhos que não estejam a ser usados.

Nível 2 - Herói da Casa - coisas que podem ser feitas em casa

Este nível requer já um pouco mais de ação, mas são pequenos gestos diários que muito ajudarão a diminuir desperdícios. Tomar duches rápidos e evitar banhos de imersão, que gastam muita água; deixar a roupa a secar ao ar livre e não usar máquinas de secar que gastam muita eletricidade; enviar para reciclagem plásticos, papéis, vidro, são alguns exemplos.

Nível 3 - O Bom Vizinho - coisas que podem ser feitas fora de casa

Ao sair do sofá, é possível salvar o mundo ainda dentro das rotinas diárias. Comprar na mercearia do bairro, preferir aquela "fruta feia" mas que é tal e qual todos os outros frutos e vegetais "direitinhos", levar o próprio saco de compras.
Diminuir as viagens de carro, preferindo a bicicleta, os transportes públicos ou andar a pé, sempre que possível.
Doar o que já não se usa, comprar coisas usadas.

A ONU deixa ainda os conselhos de "vacinar todos lá em casa. Proteger a família de doenças ajuda o sistem público de saúde" e ainda "usar o direito de eleger os líderes da comunidade local ou do país".

  • Como reduzir as emissões de gases com efeito de estufa

    Infografias

    O efeito de estufa é um fenómeno global muito importante para a existência de vida, como a conhecemos, no Planeta Terra. Se a atmosfera terrestre não tivesse na sua composição gases com efeito de estufa (GEE), a Terra teria uma temperatura média muito mais baixa (cerca de -20°C). Estes gases funcionam como uma espécie de "cobertor" que envolve a Terra, mantendo uma temperatura amena (cerca de 15°C em média) à superfície. Ora, o aumento de concentração de GEE vai exacerbar o efeito de estufa e aumentar a temperatura média global. Há uma série de gases com efeito de estufa, como o Dióxido de carbono (CO2), o Metano (CH4) e o Óxido nitroso (N2O).

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.