sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Al Gore defende em Paris mudanças nos meios de produção e transporte

O antigo vice-Presidente norte-americano Al Gore apelou hoje em Paris, na conferência climática, a uma mudança nos meios de produção e de transporte, defendendo-a como indispensável para evitar novas catástrofes ambientais.

© Jacky Naegelen / Reuters

No seu discurso de hoje na conferência que decorre em Bourget, nos arredores de Paris, o político norte-americano e ativista ambiental interrogou-se sobre se a humanidade deve "realmente mudar os sistemas de produção de energia, de transporte, a agricultura e as florestas e passar a um esquema de baixo carbono", refere a agência noticiosa AFP.

"A resposta é sim, e a resposta vem da própria Natureza", declarou Al Gore, que em 2007 recebeu o Prémio Nobel da Paz, com o grupo intergovernamental de peritos sobre a evolução do clima (GIEC).

Al Gore afirmou que "o telejornal, a cada noite, é como avançar à escala real pelo Livro das Revelações" (o último livro do Novo Testamento), citando a multiplicação de fenómenos climáticos extremos como furacões, secas e inundações.

A comunidade científica é, agora, "virtualmente unânime" no reconhecimento do impacto das atividades humanas sobre o clima, acrescentou o autor do documentário "Uma Verdade Inconveniente", sobre as consequências do aquecimento global.

Os representantes de 195 países estão reunidos desde segunda-feira e até dia 11 de dezembro em Paris para tentar chegar a um acordo que permita travar o aquecimento global.

Lusa

  • Centrais de carvão são o alvo a abater, defendem peritos
    2:22

    Cimeira do Clima

    Na Cimeira do Clima, em Paris, o presidente francês anunciou que vão ser gastos, nos próximos 4 anos, 6 mil milhões de euros, para apoiar o desenvolvimento energético em África. Uma primeira conclusão parece ser óbvia: de nada servirá o esforço para redução do aquecimento global se continuarem a ser construídas centrais a carvão. Os representantes africanos queixam-se de ser os que mais sofrem com a poluição dos outros.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.