sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Ban Ki-moon exorta todos os países ao compromisso para um acordo sobre o clima

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou hoje a todos os países do mundo, ricos ou pobres, a demonstrarem flexibilidade e um compromisso para garantir em Paris um bom acordo sobre as alterações climáticas.

© Stephane Mahe / Reuters

"Falta ainda muito trabalho para fazer. Há questões essenciais ainda por resolver a não sobre muito tempo", disse Ban Ki-moon, em declarações aos jornalistas, antes de regressar a Paris para participar nas negociações.

Ban exortou que os países industrializados a "reconhecerem as suas responsabilidades e liderarem" o processo e às nações em vias de desenvolvimento para "fazerem mais em sintonia com as suas crescentes capacidades".

No entanto, o diplomata sul-coreano evitou pronunciar-se sobre uma das questões essenciais das discussões: se o acordo que vai sair da capital francesa deve ser juridicamente vinculativo, ou não.

O secretário-geral da ONU disse que, de momento, "discutem-se muitas ideias" nesse âmbito e sublinhou que o importante será um pacto firme, universal e com condições para ser aplicado.

Ban Ki-moon, que participou segunda-feira na abertura da cimeira de paris, disse ainda estar esperançado pelo que escutou e ouviu na sessão inaugural.

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38