sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Avanços tímidos nas negociações climáticas em Paris

Foi divulgada esta quinta-feira uma nova versão do texto base do Acordo de Paris. O novo texto negocial é quatro páginas mais curto do que o anterior, mas contém mais cerca de 100 parênteses retos. O objetivo é que no sábado, dia 5, o texto esteja o mais conciso e finalizado possível para os Ministros do Ambiente poderem negociar as questões políticas a partir da próxima segunda-feira, no chamado segmento de alto nível da Conferência do Clima, em Paris.

© Stephane Mahe / Reuters

Passou de 54 páginas para 50. Mas, mesmo com 4 páginas a menos, o número de opções em aberto no documento continua muito grande. Segundo o Deconstructing Paris, um site gerido por um grupo independente de juristas e estudantes de direito, baseados em Wellington, na Nova Zelândia, a questão do objetivo de longo prazo de redução de emissões de gases com efeito de estufa é a que regista maiores progressos no novo texto.

Quarta-feira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês que preside à 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) apelou aos negociadores para apressarem o passo. Laurent Fabius disse esperar ter um texto pronto dia 5, para poder entregá-lo aos ministros do ambiente dos 195 países presentes para o segmento de alto nível da COP21 que se inicia no dia 7 de dezembro.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.