sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Avanços tímidos nas negociações climáticas em Paris

Foi divulgada esta quinta-feira uma nova versão do texto base do Acordo de Paris. O novo texto negocial é quatro páginas mais curto do que o anterior, mas contém mais cerca de 100 parênteses retos. O objetivo é que no sábado, dia 5, o texto esteja o mais conciso e finalizado possível para os Ministros do Ambiente poderem negociar as questões políticas a partir da próxima segunda-feira, no chamado segmento de alto nível da Conferência do Clima, em Paris.

© Stephane Mahe / Reuters

Passou de 54 páginas para 50. Mas, mesmo com 4 páginas a menos, o número de opções em aberto no documento continua muito grande. Segundo o Deconstructing Paris, um site gerido por um grupo independente de juristas e estudantes de direito, baseados em Wellington, na Nova Zelândia, a questão do objetivo de longo prazo de redução de emissões de gases com efeito de estufa é a que regista maiores progressos no novo texto.

Quarta-feira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês que preside à 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) apelou aos negociadores para apressarem o passo. Laurent Fabius disse esperar ter um texto pronto dia 5, para poder entregá-lo aos ministros do ambiente dos 195 países presentes para o segmento de alto nível da COP21 que se inicia no dia 7 de dezembro.

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.