sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Avanços tímidos nas negociações climáticas em Paris

Foi divulgada esta quinta-feira uma nova versão do texto base do Acordo de Paris. O novo texto negocial é quatro páginas mais curto do que o anterior, mas contém mais cerca de 100 parênteses retos. O objetivo é que no sábado, dia 5, o texto esteja o mais conciso e finalizado possível para os Ministros do Ambiente poderem negociar as questões políticas a partir da próxima segunda-feira, no chamado segmento de alto nível da Conferência do Clima, em Paris.

© Stephane Mahe / Reuters

Passou de 54 páginas para 50. Mas, mesmo com 4 páginas a menos, o número de opções em aberto no documento continua muito grande. Segundo o Deconstructing Paris, um site gerido por um grupo independente de juristas e estudantes de direito, baseados em Wellington, na Nova Zelândia, a questão do objetivo de longo prazo de redução de emissões de gases com efeito de estufa é a que regista maiores progressos no novo texto.

Quarta-feira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês que preside à 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) apelou aos negociadores para apressarem o passo. Laurent Fabius disse esperar ter um texto pronto dia 5, para poder entregá-lo aos ministros do ambiente dos 195 países presentes para o segmento de alto nível da COP21 que se inicia no dia 7 de dezembro.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.