sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Barack Obama classifica como "enorme" o acordo de Paris

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou este sábado "enorme" o primeiro acordo universal sobre a luta contra as alterações climáticas, hoje aprovado na conferência das Nações Unidas para o clima, em Paris.

© Yuri Gripas / Reuters

"Isto é enorme: quase todos os países do mundo acabam de subscrever o acordo de Paris sobre alterações climáticas - graças à liderança norte-americana", disse Barack Obama na sua primeira reação à aprovação do documento, publicada na sua conta da rede social Twiter.

A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) aprovou hoje um acordo global vinculativo em que 195 países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento, se comprometem a caminhar para uma economia de baixo carbono e tomarem medidas para limitarem o aquecimento global da atmosfera até 2100 a 1,5 graus celsius, em relação aos valores médios da era pré-industrial.

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras