sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Acordo de Paris é "apólice de seguro para o planeta"

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, classificou hoje como uma "apólice de seguro para o planeta" o acordo sobre o clima alcançado no sábado em Paris.

© Stephane Mahe / Reuters

O acordo "pode beneficiar toda a humanidade nas futuras gerações", afirmou Ban Ki-moon, numa declaração aos jornalistas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, acrescentado que os países adotaram uma "decisão histórica".

O secretário-geral da ONU esteve duas vezes em Paris para seguir as negociações na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que comelaram no dia 30 de novembro e terminaram no último fim-de-semana com um acordo mundial para combater o aquecimento global.

"O acordo de Paris é uma vitória para as pessoas, para o bem comum e para o multilateralismo", considerou ainda Ban Ki-moon, acrescentando que os países reconheceram que "os interesses nacionais se cumprem melhor atuando em favor de um bem comum".

Depois de duas semanas de negociações, representantes de 195 países chegaram a um acordo legalmente vinculativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo dos dois graus centígrados (2ºC)".

Lusa

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.