sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Acordo de Paris é "apólice de seguro para o planeta"

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, classificou hoje como uma "apólice de seguro para o planeta" o acordo sobre o clima alcançado no sábado em Paris.

© Stephane Mahe / Reuters

O acordo "pode beneficiar toda a humanidade nas futuras gerações", afirmou Ban Ki-moon, numa declaração aos jornalistas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, acrescentado que os países adotaram uma "decisão histórica".

O secretário-geral da ONU esteve duas vezes em Paris para seguir as negociações na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que comelaram no dia 30 de novembro e terminaram no último fim-de-semana com um acordo mundial para combater o aquecimento global.

"O acordo de Paris é uma vitória para as pessoas, para o bem comum e para o multilateralismo", considerou ainda Ban Ki-moon, acrescentando que os países reconheceram que "os interesses nacionais se cumprem melhor atuando em favor de um bem comum".

Depois de duas semanas de negociações, representantes de 195 países chegaram a um acordo legalmente vinculativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo dos dois graus centígrados (2ºC)".

Lusa

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32