sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Acordo de Paris é "apólice de seguro para o planeta"

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, classificou hoje como uma "apólice de seguro para o planeta" o acordo sobre o clima alcançado no sábado em Paris.

© Stephane Mahe / Reuters

O acordo "pode beneficiar toda a humanidade nas futuras gerações", afirmou Ban Ki-moon, numa declaração aos jornalistas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, acrescentado que os países adotaram uma "decisão histórica".

O secretário-geral da ONU esteve duas vezes em Paris para seguir as negociações na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que comelaram no dia 30 de novembro e terminaram no último fim-de-semana com um acordo mundial para combater o aquecimento global.

"O acordo de Paris é uma vitória para as pessoas, para o bem comum e para o multilateralismo", considerou ainda Ban Ki-moon, acrescentando que os países reconheceram que "os interesses nacionais se cumprem melhor atuando em favor de um bem comum".

Depois de duas semanas de negociações, representantes de 195 países chegaram a um acordo legalmente vinculativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo dos dois graus centígrados (2ºC)".

Lusa

  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.