sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Mais de 120 países declararam intenção de assinar acordo de Paris

Mais de 120 países já expressaram a sua disponibilidade para assinar o acordo da Organização das Nações Unidas de combate às alterações climáticas, afirmou a ministra da Ecologia francesa, Segolene Royal, na quarta-feira. A ministra disse que a força do apoio significa que o acordo alcançado em Paris, em dezembro do ano passado, pode ser ratificado em Nova Iorque, a 22 de abril.

REUTERS

Quase 200 governos chegaram a um acordo em dezembro que estabelece a meta de limitar o aquecimento global "bem abaixo" dos dois graus Celsius (2ºC) em relação aos níveis pré-industriais.

"Tinha estabelecido o objetivo de 100 assinaturas, mas já estamos acima das 120", afirmou Royal, durante uma conferência de imprensa em Paris.

O acordo porém só entra em vigor quando for ratificado por pelo menos 55 países responsáveis por pelo menos 55% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

A Casa Branca já garantiu na semana passada que os EUA, tal como a China, vão estar entre os países que vão assinar o acordo em Nova Iorque.

A União Europeia também já concordou, em março, em assinar, tal como a Índia, acrescentou Royal.

Com Lusa

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.