sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Mais de 120 países declararam intenção de assinar acordo de Paris

Mais de 120 países já expressaram a sua disponibilidade para assinar o acordo da Organização das Nações Unidas de combate às alterações climáticas, afirmou a ministra da Ecologia francesa, Segolene Royal, na quarta-feira. A ministra disse que a força do apoio significa que o acordo alcançado em Paris, em dezembro do ano passado, pode ser ratificado em Nova Iorque, a 22 de abril.

REUTERS

Quase 200 governos chegaram a um acordo em dezembro que estabelece a meta de limitar o aquecimento global "bem abaixo" dos dois graus Celsius (2ºC) em relação aos níveis pré-industriais.

"Tinha estabelecido o objetivo de 100 assinaturas, mas já estamos acima das 120", afirmou Royal, durante uma conferência de imprensa em Paris.

O acordo porém só entra em vigor quando for ratificado por pelo menos 55 países responsáveis por pelo menos 55% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

A Casa Branca já garantiu na semana passada que os EUA, tal como a China, vão estar entre os países que vão assinar o acordo em Nova Iorque.

A União Europeia também já concordou, em março, em assinar, tal como a Índia, acrescentou Royal.

Com Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.