sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Mais de 120 países declararam intenção de assinar acordo de Paris

Mais de 120 países já expressaram a sua disponibilidade para assinar o acordo da Organização das Nações Unidas de combate às alterações climáticas, afirmou a ministra da Ecologia francesa, Segolene Royal, na quarta-feira. A ministra disse que a força do apoio significa que o acordo alcançado em Paris, em dezembro do ano passado, pode ser ratificado em Nova Iorque, a 22 de abril.

REUTERS

Quase 200 governos chegaram a um acordo em dezembro que estabelece a meta de limitar o aquecimento global "bem abaixo" dos dois graus Celsius (2ºC) em relação aos níveis pré-industriais.

"Tinha estabelecido o objetivo de 100 assinaturas, mas já estamos acima das 120", afirmou Royal, durante uma conferência de imprensa em Paris.

O acordo porém só entra em vigor quando for ratificado por pelo menos 55 países responsáveis por pelo menos 55% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

A Casa Branca já garantiu na semana passada que os EUA, tal como a China, vão estar entre os países que vão assinar o acordo em Nova Iorque.

A União Europeia também já concordou, em março, em assinar, tal como a Índia, acrescentou Royal.

Com Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27