sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Alterações climáticas ameaçam mais de 60 locais património mundial

Glaciar Perito Moreno no Lago Argentino, no Parque Nacional Los Glaciares

© STR New / Reuters

As alterações climáticas ameaçam 62 locais naturais que são património mundial da humanidade, segundo um relatório da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

O número destes locais classificados pela Unesco ameaçados aumentou de 35 para 62 nos últimos três anos, em risco por causa de situações como o desaparecimento de glaciares e morte de corais.

Zonas sensíveis ao fogo, zonas húmidas e deltas de rios são outros locais naturais mais diretamente afetadas.

"A proteção dos sítios património mundial é da responsabilidade dos mesmos governos que assinaram o Acordo de Paris [para conter o aquecimento global]. Com este relatório envia-se uma mensagem clara aos delegados reunidos em Bona [na Conferência Climática das Nações Unidas] de que as alterações climáticas têm efeitos rápidos e não param perante os tesouros mais preciosos do planeta", afirmou a diretora geral da IUCN, Inger Andersen.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52