sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Alterações climáticas ameaçam mais de 60 locais património mundial

Glaciar Perito Moreno no Lago Argentino, no Parque Nacional Los Glaciares

© STR New / Reuters

As alterações climáticas ameaçam 62 locais naturais que são património mundial da humanidade, segundo um relatório da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

O número destes locais classificados pela Unesco ameaçados aumentou de 35 para 62 nos últimos três anos, em risco por causa de situações como o desaparecimento de glaciares e morte de corais.

Zonas sensíveis ao fogo, zonas húmidas e deltas de rios são outros locais naturais mais diretamente afetadas.

"A proteção dos sítios património mundial é da responsabilidade dos mesmos governos que assinaram o Acordo de Paris [para conter o aquecimento global]. Com este relatório envia-se uma mensagem clara aos delegados reunidos em Bona [na Conferência Climática das Nações Unidas] de que as alterações climáticas têm efeitos rápidos e não param perante os tesouros mais preciosos do planeta", afirmou a diretora geral da IUCN, Inger Andersen.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus