sicnot

Perfil

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo

Ronaldo é o melhor goleador da Champions pela quinta vez

O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, não marcou na final da Liga dos Campeões de futebol, mas termina a competição como rei dos goleadores da prova, pela quinta vez.

PETER POWELL

O capitão da seleção lusa somou 16 tentos na edição 2015/16 e já sabia que não ia ser desalojado do topo da lista, uma vez que o perseguidor mais próximo, entre os jogadores em prova, era o francês Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), a nove golos de distância.

Imediatamente atrás do português, ficaram o polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique), com nove tentos, e o uruguaio Luis Suárez (FC Barcelona) e o alemão Thomas Müller (Bayern Munique), ambos com oito.

O '7' dos merengues esteve na final em luta apenas consigo próprio, pois tinha a possibilidade de bater o recorde da prova de golos numa época - os seus 17 golos de 2013/14, na caminhada do Real Madrid rumo ao 10.º título europeu.

Mesmo tendo ficado em branco, o registo de 16 tentos é o segundo melhor de sempre em apenas uma edição, sendo o argentino Lionel Messi a fechar o pódio, com os 14 golos conseguidos em 2011/12.

Cristiano Ronaldo consegue o estatuto de melhor marcador da Champions pela quarta época consecutiva (na anterior, em parceria com os catalães Messi e Neymar, com 10 tentos).

Em 2013/14, Ronaldo conseguiu o recorde de 17 e, em 2012/13, bateu a concorrência com 12, acabando, então, com uma série de quatro títulos consecutivos de Messi (nove em 2008/09, oito em 2009/10, 12 em 2010/11 e 14 em 2011/12).

Antes do argentino, o vencedor foi o português, que, ainda no Manchester United, foi coroado o rei dos goleadores da Champions em 2007/2008, com apenas oito golos, o último na final, com o Chelsea (vitória na 'lotaria').

Com o triunfo de 2015/16, Cristiano Ronaldo iguala, assim, as cinco coroas do '10' do FC Barcelona, sendo que uma delas foi partilhada pelos dois e ainda com Neymar.

No que respeita a golos na história da Champions, e face aos 16 apontados em 2015/16, contra apenas seis de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo distanciou-se na liderança, somando já mais 10 (93 contra 83) do que o argentino.

Lusa

  • "O PSD é o centro das atenções da campanha e fico contente com isso"
    1:03
  • Bernardo Silva no City? O que Pep Guardiola disse ao português na Champions
    0:34
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57