sicnot

Perfil

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo

Ronaldo é o melhor goleador da Champions pela quinta vez

O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, não marcou na final da Liga dos Campeões de futebol, mas termina a competição como rei dos goleadores da prova, pela quinta vez.

PETER POWELL

O capitão da seleção lusa somou 16 tentos na edição 2015/16 e já sabia que não ia ser desalojado do topo da lista, uma vez que o perseguidor mais próximo, entre os jogadores em prova, era o francês Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), a nove golos de distância.

Imediatamente atrás do português, ficaram o polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique), com nove tentos, e o uruguaio Luis Suárez (FC Barcelona) e o alemão Thomas Müller (Bayern Munique), ambos com oito.

O '7' dos merengues esteve na final em luta apenas consigo próprio, pois tinha a possibilidade de bater o recorde da prova de golos numa época - os seus 17 golos de 2013/14, na caminhada do Real Madrid rumo ao 10.º título europeu.

Mesmo tendo ficado em branco, o registo de 16 tentos é o segundo melhor de sempre em apenas uma edição, sendo o argentino Lionel Messi a fechar o pódio, com os 14 golos conseguidos em 2011/12.

Cristiano Ronaldo consegue o estatuto de melhor marcador da Champions pela quarta época consecutiva (na anterior, em parceria com os catalães Messi e Neymar, com 10 tentos).

Em 2013/14, Ronaldo conseguiu o recorde de 17 e, em 2012/13, bateu a concorrência com 12, acabando, então, com uma série de quatro títulos consecutivos de Messi (nove em 2008/09, oito em 2009/10, 12 em 2010/11 e 14 em 2011/12).

Antes do argentino, o vencedor foi o português, que, ainda no Manchester United, foi coroado o rei dos goleadores da Champions em 2007/2008, com apenas oito golos, o último na final, com o Chelsea (vitória na 'lotaria').

Com o triunfo de 2015/16, Cristiano Ronaldo iguala, assim, as cinco coroas do '10' do FC Barcelona, sendo que uma delas foi partilhada pelos dois e ainda com Neymar.

No que respeita a golos na história da Champions, e face aos 16 apontados em 2015/16, contra apenas seis de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo distanciou-se na liderança, somando já mais 10 (93 contra 83) do que o argentino.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.