sicnot

Perfil

Caso das Viagens

Caso das Viagens

Caso das Viagens

Ministério Público investiga viagens de Rocha Andrade

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O Ministério Público está a recolher elementos sobre o caso que envolve o secretário de Estado Rocha Andrade, que viajou a convite da Galp para assistir a jogos do Euro 2016. Pelo menos outros dois governantes confirmam que fizeram o mesmo.

Última atualização às 14:03

"O Ministério Público encontra-se a recolher elementos, tendo em vista apurar se há, ou não, procedimentos a desencadear no âmbito das respetivas competências", respondeu a Procuradoria-Geral da República à SIC.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi a convite da Galp assistir a dois jogos da seleção, no Europeu

Rocha Andrade anunciou ontem que vai reembolsar a petrolífera pelas viagens pagas, mas a solução não convence o CDS que exige consequências de uma situação que considera grave e reprovável. O PSD também já veio exigir esclarecimentos do Governo.

À esquerda, o PCP considera que se trata uma "atitude criticável" e o Bloco de Esquerda quer saber quantos deputados e governantes fizeram o mesmo.

O crime de recebimento indevido de vantagem pune com pena de prisão de 1 a 5 anos os titulares de cargos politicos que aceitem vantagem patrimonial ou nao patrimonial que não lhe seja devida. Rocha Andrade agarra-se no entanto a um dos pontos deste artigo que exclui as condutas socialmente adequadas e conformes aos usos e costumes.

Já hoje, a Galp esclareceu que "é comum" e "aceitável do plano ético" convidar para determinados eventos entidades com que se relaciona.

Entretanto, soube-se que outros dois membros do Governo também viajaram para assistir a jogos de Portugal às custas da Galp.

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confirmou que o fez, mas esclarece que pagou um bilhete de avião.

Também Jorge Costa Oliveira, secretário de Estado da Internacionalização, integrou a lista de convidados da Galp para assistir a jogos da seleção de futebol no campeonato europeu.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.