sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Chefes de Estado e Governo reúnem-se quinta-feira para discutir imigração ilegal

Chefes de Estado e Governo reúnem-se quinta-feira para discutir imigração ilegal

Foi agendada para quinta-feira uma reunião de emergência em Bruxelas, dos chefes de Estado e de Governo, que vão analisar as medidas discutidas hoje pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Interior, no Luxemburgo. Em cima da mesa está um plano de 10 propostas, que inclui o reforço das operações para salvar vida no Mediterrâneo e a captura e destruição de embarcações utilizadas para o tráfico de seres humanos.

  • O que explica o fluxo migratório no Mediterrâneo
    2:21

    Mundo

    É da Líbia, mergulhada num vazio de poder, que parte a maioria das embarcações clandestinas que cruzam o Mediterrâneo. Entre as várias razões que explicam o fluxo migratório estão a guerra civil na Síria e Somália, a ameaça dos jihadistas, a fome e a seca na África sub-saariana e, também, a deslocação forçada devido a projetos financiados pelo Banco Mundial.

  • Guardas costeiras de Itália e Malta sem meios de resposta
    2:59

    Crise Migratória na Europa

    As Guardas costeiras de Itália e Malta estão sem meios para acorrer aos pedidos de auxílio de, pelo menos, dois barcos que estão em águas internacionais no Mediterrâneo. Os esforços concentram-se nas operações de busca do naufrágio de sábado, que poderá ter feito mais de 900 mortos. Oriundas de outra rota, perto de 100 pessoas foram hoje salvas ao largo da ilha grega de Rodes.

  • Os Sobreviventes
    41:48

    Grande Reportagem SIC

    Na Grande Reportagem, a SIC dá-lhe a conhecer as histórias de sobrevivência de quem arriscou a vida na travessia do Mediterrâneo para tentar chegar à Europa. Hamad ia passar para a 4ª classe quando a guerra o obrigou a fugir da Síria com a família. O pequeno barco em que viajavam, com mais 400 pessoas, acabaria por naufragar antes de chegar a Lampedusa. Duas centenas de pessoas morreram. Hamad, com 10 anos, foi um dos sobreviventes.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.