sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Chefes de Estado e Governo reúnem-se quinta-feira para discutir imigração ilegal

Chefes de Estado e Governo reúnem-se quinta-feira para discutir imigração ilegal

Foi agendada para quinta-feira uma reunião de emergência em Bruxelas, dos chefes de Estado e de Governo, que vão analisar as medidas discutidas hoje pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Interior, no Luxemburgo. Em cima da mesa está um plano de 10 propostas, que inclui o reforço das operações para salvar vida no Mediterrâneo e a captura e destruição de embarcações utilizadas para o tráfico de seres humanos.

  • O que explica o fluxo migratório no Mediterrâneo
    2:21

    Mundo

    É da Líbia, mergulhada num vazio de poder, que parte a maioria das embarcações clandestinas que cruzam o Mediterrâneo. Entre as várias razões que explicam o fluxo migratório estão a guerra civil na Síria e Somália, a ameaça dos jihadistas, a fome e a seca na África sub-saariana e, também, a deslocação forçada devido a projetos financiados pelo Banco Mundial.

  • Guardas costeiras de Itália e Malta sem meios de resposta
    2:59

    Crise Migratória na Europa

    As Guardas costeiras de Itália e Malta estão sem meios para acorrer aos pedidos de auxílio de, pelo menos, dois barcos que estão em águas internacionais no Mediterrâneo. Os esforços concentram-se nas operações de busca do naufrágio de sábado, que poderá ter feito mais de 900 mortos. Oriundas de outra rota, perto de 100 pessoas foram hoje salvas ao largo da ilha grega de Rodes.

  • Os Sobreviventes
    41:48

    Grande Reportagem SIC

    Na Grande Reportagem, a SIC dá-lhe a conhecer as histórias de sobrevivência de quem arriscou a vida na travessia do Mediterrâneo para tentar chegar à Europa. Hamad ia passar para a 4ª classe quando a guerra o obrigou a fugir da Síria com a família. O pequeno barco em que viajavam, com mais 400 pessoas, acabaria por naufragar antes de chegar a Lampedusa. Duas centenas de pessoas morreram. Hamad, com 10 anos, foi um dos sobreviventes.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.