sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Chefes de Estado e Governo reúnem-se quinta-feira para discutir imigração ilegal

Chefes de Estado e Governo reúnem-se quinta-feira para discutir imigração ilegal

Foi agendada para quinta-feira uma reunião de emergência em Bruxelas, dos chefes de Estado e de Governo, que vão analisar as medidas discutidas hoje pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Interior, no Luxemburgo. Em cima da mesa está um plano de 10 propostas, que inclui o reforço das operações para salvar vida no Mediterrâneo e a captura e destruição de embarcações utilizadas para o tráfico de seres humanos.

  • O que explica o fluxo migratório no Mediterrâneo
    2:21

    Mundo

    É da Líbia, mergulhada num vazio de poder, que parte a maioria das embarcações clandestinas que cruzam o Mediterrâneo. Entre as várias razões que explicam o fluxo migratório estão a guerra civil na Síria e Somália, a ameaça dos jihadistas, a fome e a seca na África sub-saariana e, também, a deslocação forçada devido a projetos financiados pelo Banco Mundial.

  • Guardas costeiras de Itália e Malta sem meios de resposta
    2:59

    Crise Migratória na Europa

    As Guardas costeiras de Itália e Malta estão sem meios para acorrer aos pedidos de auxílio de, pelo menos, dois barcos que estão em águas internacionais no Mediterrâneo. Os esforços concentram-se nas operações de busca do naufrágio de sábado, que poderá ter feito mais de 900 mortos. Oriundas de outra rota, perto de 100 pessoas foram hoje salvas ao largo da ilha grega de Rodes.

  • Os Sobreviventes
    41:48

    Grande Reportagem SIC

    Na Grande Reportagem, a SIC dá-lhe a conhecer as histórias de sobrevivência de quem arriscou a vida na travessia do Mediterrâneo para tentar chegar à Europa. Hamad ia passar para a 4ª classe quando a guerra o obrigou a fugir da Síria com a família. O pequeno barco em que viajavam, com mais 400 pessoas, acabaria por naufragar antes de chegar a Lampedusa. Duas centenas de pessoas morreram. Hamad, com 10 anos, foi um dos sobreviventes.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.