sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ONU confirma morte de 800 imigrantes em naufrágio no Mediterrâneo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR) confirmou hoje que 800 imigrantes morreram no naufrágio de uma traineira, ocorrido no domingo, no mar Mediterrâneo, depois de falar com os sobreviventes do desastre. 

© STRINGER Italy / Reuters

"Podemos dizer que 800 pessoas morreram", declarou Carlotta Sami, porta-voz do ACNUR em Itália, a partir da Sicília.

 

Representantes do ACNUR e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicaram ter entrevistado a maioria dos sobreviventes que chegaram ao porto de Catania, no sul da Sicília, por volta da meia-noite (23:00 de segunda-feira em Lisboa).

 

"Confrontamos os testemunhos, havia pouco mais de 800 pessoas a bordo, incluindo crianças com idades entre 10 e 12 anos", disse Carlotta Sami.

 

A traineira, que zarpou da Líbia no domingo com destino a Itália, transportava imigrantes oriundos nomeadamente da Síria, Eritreia, Somália, Mali, Gâmbia, Senegal e Bangladesh.

 

Todos foram levados para centros de acolhimento da região.

 

Segundo relatos de sobreviventes, recolhidos pelo ACNUR e pela OIM, a traineira voltou-se depois de um navio de português se ter aproximado respondendo a uma chamada de socorro, causando uma debandada.

 

A guarda costeira italiana, que informou terem sido recuperados 24 corpos, não confirmou o balanço invocado pelos sobreviventes.

 

A polícia italiana anunciou, esta noite, que dois dos 28 sobreviventes (um tunisino e um sírio), alegadamente o capitão e um membro da tripulação do barco, foram detidos, por suspeita de pertencerem a um grupo de tráfico de seres humanos que terá organizado a trágica viagem.

 

A União Europeia decidiu, esta segunda-feira, realizar uma cimeira extraordinária na próxima quinta-feira para responder ao drama dos imigrantes no Mediterrâneo, após uma série de naufrágios que fizeram mais de 1.600 mortos ou desaparecidos desde o início do ano, de acordo com dados da ONU.


Lusa

 

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".