sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros UE discutem missão no Mediterrâneo

Os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão discutir hoje, numa reunião conjunta em Bruxelas, os contornos da missão naval no Mediterrâneo contra o tráfico ilegal de imigrantes decidida pelos líderes europeus.   

Fotografia da guarda costeira italiana no resgate de náufragos no mar Mediterrâneo.

Fotografia da guarda costeira italiana no resgate de náufragos no mar Mediterrâneo.

ITALIAN COAST GUARD PRESS OFFICE / HANDOUT

Os 28 deverão aprovar os princípios gerais da operação, a ser lançada no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa, tal como decidido pelos chefes de Estado e de Governo da UE no Conselho Europeu extraordinário de abril sobre as tragédias no Mediterrâneo, que no entanto só será lançada mais tarde, até porque ainda não há o necessário enquadramento legal, em termos de direito internacional, para levar a cabo a planificada destruição das embarcações utilizadas pelos traficantes.

Para atacar as embarcações, a UE necessita ou de autorização das autoridades líbias, ou de um mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas a primeira é inviável enquanto não houver um governo de unidade nacional, num país que atualmente atravessa grande instabilidade, e a "luz verde" da ONU não é garantida, tendo já Rússia e China manifestado as suas reservas.

Além da questão das migrações, o Conselho ministerial conjunto de hoje, que contará com a participação do secretário-geral da NATO, irá também preparar o Conselho Europeu de junho próximo, no qual os chefes de Estado e de Governo da UE irão traçar a "nova" Política Comum de Segurança e Defesa para os próximos anos.

Portugal estará representado no Conselho pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.